Mamografia preventiva teve uma redução de quase 70% durante a pandemia

2015-04-10_190211

A pandemia da Covid-19 reduziu o número de exames preventivos de diversas outras doenças, incluindo o câncer de mama

No caso desse, essa queda foi de quase 70% das mamografias. Com a chegada do Outubro Rosa e o aumento da conscientização sobre o tema, a expectativa é que os números comecem a voltar para patamares anteriores.

A diminuição desses exames pode levar a um aumento no número de casos graves de câncer de mama, uma vez que a descoberta precoce é um dos fatores determinantes para um tratamento bem-sucedido da doença. Uma pesquisa feita pelo IBOPE revelou que 73% das mulheres com mais de 60 anos disseram que iriam aguardar o fim da pandemia para realização do exame.

Importância da mamografia preventiva

Nas últimas décadas houve mais informação sobre o câncer de mama circulando na mídia e as mulheres começaram a procurar mais fazer o exame.

Atualmente estão sendo detectados mais tumores avançados. Hoje tem mulheres chegando com módulos mais avançados de câncer de mama. Ainda é importante o exame pois nem todos os nódulos são cancerígenos e a mamografia é o primeiro passo para detectar isso

Muitas vezes a mamografia detecta nódulos muito pequenininhos, que no autoexame é impossível encontrar, por isso é tão importante (…) e os hospitais estão preparados com toda a segurança para atender as pacientes dentro do protocolo contra Covid-19.