Mais de mil crianças participam da 17ª edição da Embrapa & Escola

2015-04-10_190211

Há mais de uma década a Embrapa Uva e Vinho realiza o evento “Embrapa & Escola”, no qual alunos visitam a unidade com o intuito de aprender sobre diversos assuntos ligados à ciência e tecnologia. Neste ano, mais de mil crianças dos quartos e quintos anos da rede pública e privada de Bento Gonçalves passaram pela sede, entre os dias 23 a 27 de outubro.
Com o tema “A Matemática está em Tudo”, a programação integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e apresentou de, forma prática, como a matemática sempre está presente no dia a dia de todos e é fundamental para o desenvolvimento de diversas pesquisas. Ao longo do passeio, que durou um turno, os estudantes passaram por diferentes estações do conhecimento, que abordaram áreas como Análise Sensorial, Fitopatologia e Estatística, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Biologia Molecular, Entomologia e Estação Meteorológica.
Silvana Buriol, analista e coordenadora do Embrapa Escola na Embrapa Uva e Vinho, comentou que quando soube do tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ficou um pouco apreensiva, pois não sabia como mostrar a matemática de forma interessante para as crianças. “Fui surpreendida positivamente.
Primeiro porque tivemos muita procura por parte da equipe de pesquisa para a montagem das Estações do Conhecimento, pois afinal a matemática está super presente na pesquisa e na ciência. Depois, pela rapidez no preenchimento das vagas para as visitas e agora, durante o evento, por constatar o interesse e participação das crianças com os temas propostos em volta da matemática”, avaliou.

A empolgação dos pequenos foi acompanhada do início ao final da visita, seja no Laboratório de Análise sensorial, ao degustarem, compararem o suco integral e o néctar de uva e acompanharem os resultados estatísticos relacionados às respostas, seja na estação de Fitopatologia e Estatística, na qual aprenderam a treinar os olhos para driblar a ilusão de ótica e identificar o índice de severidade das doenças nas folhas das videiras.
Já na estação de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, as crianças aprenderam a usar as coordenadas geográficas e os conceitos de latitude, longitude e altitude. Também relacionada a esse tema, está a Estação Meteorológica, onde elas conheceram os principais equipamentos utilizados na meteorologia, como o anemômetro, termômetro, pluviômetro e higrômetro e sua utilidade.
Na estação da Biologia Molecular o conceito apresentado pelos pesquisadores foi o do genoma da videira, o qual é comparado a uma biblioteca e suas estantes e prateleiras, cheios de livros, relacionando-os aos conceitos de cromossomos, genes e características das uvas, como cor, sabor e até presença ou ausência de sementes. Ao visitarem a estação de Entomologia, os estudantes se aproximaram do curioso e complexo mundo das formigas, através de um formigueiro instalado dentro da Biblioteca da Unidade de pesquisa. Lá eles conheceram o ciclo de vida e alimentação dos insetos.

As professoras que acompanharam as crianças também aprendem e curtem junto o projeto Embrapa Escola. Camila Quiosse Vilanova, professora da Escola Estadual José Farina em Bento Gonçalves, acompanha os estudantes já há cinco edições do evento, e comentou que a cada edição são apresentadas novidades. “Mudam de técnicas e as crianças vão aprendendo coisas novas. Depois levamos para sala de aula.
Quando a gente divulga esse trabalho, os alunos já se mostram bem interessados em vir para a visita.” Já Luana Bassani, professora da mesma escola participou pela primeira vez do evento. “Está muito interessante, pois os alunos estão recebendo várias informações que eles não conheciam. Pretendo trazer nos próximos anos porque vi que as crianças gostaram bastante”.
Já para as crianças, tudo é uma grande festa e não existe uma Estação do Conhecimento favorita: eles se dividem. Para a aluna Vitória Strapasson, 10 anos, o ponto alto do passeio foi a degustação de suco. “Gostei mais da área de Análise Sensorial, onde a gente analisou os sucos. Preferi mais o que não é tão natural, o néctar, que é mais doce”. Camila Novis, 12 anos, ficou encantada com as formigas e a forma como administram o formigueiro. “Achei muito interessante que a rainha coloca ovos se tiver muita comida e, se não tiver muita comida, ela coloca poucos ovos.”
O Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está promover a aproximação entre Embrapa e estabelecimentos de ensino, repassando aos estudantes e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa. Em Bento Gonçalves, neste ano o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Isabela e Tecnovin.