Mais de 80 pessoas já foram vítimas de estelionato em Bento, inclusive online, este ano

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Usuários vítimas de estelionato evitam fazer compras online utilizando cartão de crédito

Informações são do delegado Arthur Reguse, que afirma que os crimes englobam desde golpes de bilhetes, até fraudes com cheque, vendas pela internet e compras indevidas com cartão de crédito

A ação de criminosos na prática de crimes cibernéticos e estelionato tem se tornado corriqueira. De acordo com o delegado titular Arthur Reguse, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) foram contabilizados de março a junho pelo menos 87 casos registrados de estelionato, englobando desde golpes de bilhete até fraudes com cheque, vendas pela internet, compras indevidas com cartão de crédito.
O gerente adjunto do Banrisul, Edson Fenner diz que desde que o banco implantou o chip nos cartões de crédito (há três anos), não aconteceram mais clonagens. Apesar disso, Fenner alerta para o uso do cartão em sites suspeitos da internet. “Hoje é possível fazer transação via celular e mobile, mas é um sistema frágil, por isso é preciso ter um cuidado com os sites acessados”, afirma.
Segundo o gerente, o banco atendeu em torno de cinco pessoas que tiveram a conta roubada. Para ele, alguns indicativos são importantes para observar uma página segura. “Quando a página apresenta o desenho de um cadeado quer dizer que é seguro, então é um bom indicativo. Ter um antivírus bom no computador ou celular é fundamental para evitar possíveis ações de hackers”, diz.
Fenner cita ainda algumas dicas para proteger a conta bancária. “É preciso desconfiar de promoção de vendas de produtos com grandes descontos, e em hipótese alguma emprestar o cartão. Essa prática sem dúvida, facilita a ação de criminosos”, alerta.

Vítimas de fraudes
Em 2008 o estudante Alcides Furlin teve a conta acessada por criminosos, sofrendo um prejuízo de aproximadamente R$ 4 mil. “Eu estava viajando quando me inteirei da minha conta. A primeira coisa que fiz foi procurar uma agência bancária. Eu tive que ir pagando a dívida até conseguir comprovar que não tinha sido eu que comprei”, afirma.
Furlin diz que desde então nunca mais utilizou cartões de crédito e que hoje, evita caixas eletrônicos em áreas mais isoladas.
O aposentado, Albino Ben, diz que há pouco mais de um ano teve a conta do cartão de crédito invadida por criminosos. Na ocasião foram pouco mais de R$ 900.00 roubados. Ele diz que rapidamente foi no banco para resolver o problema. “O gerente do banco me disse que alguém de São Paulo havia utilizado os dados do meu cartão. Ainda no dia seguinte eu fui ressarcido, e não tive prejuízo”, diz.
Após o episódio, Ben toma algumas medidas de prevenção. “Eu evito fazer compras pela internet, e sempre que utilizo o cartão, recebo uma mensagem dizendo o valor que foi gasto por mim naquela compra. Dessa forma consigo ter um controle melhor dos meus gatos”, garante.
Há pouco mais de três semanas, o comerciante, Paulo dos Santos, também foi vítima da ação de criminosos. De acordo com ele, em uma semana todo o dinheiro da sua conta foi roubado.
“Foram pouco mais de R$ 1.000,00 roubados, mas após eu ir ao banco relatar o acontecido, eu tive que assinar um termo dizendo que as compras realizadas não foram realizadas por mim, para então, eu não ter prejuízo”, diz. Ainda segundo o aposentado, o cartão foi bloqueado, recebendo um novo cartão em pouco mais de 10 dias. “Eu vou ter um cuidado maior a partir de agora, e evitar realizar compras na internet utilizando o cartão”, diz.

Fraude on-line
Um novo estudo sobre os crimes cibernéticos no Brasil mostra o país em quinto lugar no ranking de detecções de malwares (software malicioso, que pode corromper sistemas ou roubar informações) bancários. Confira abaixo algumas dicas para evitar a ação de criminosos.
Feche imediatamente as contas afetadas. O ideal é que você possa cancelar ou trocar todas as contas de cartão de crédito, bancos ou outros serviços on-line, antes que sejam utilizadas pelo ladrão.
Tudo em nome da segurança: mesmo que seja problemático tentar cancelar ou mudar as contas, esse procedimento pode realmente valer a pena, se conseguir evitar uma contestação futura, relacionada a compras fraudulentas feitas por um criminoso cibernético. Independente de contatar sua instituição financeira pessoalmente ou por telefone, use esse tempo para discutir qualquer impacto que isso poderá ter na sua conta e os procedimentos necessários caso sua conta tenha sido comprometida durante o ataque.
Defina um alerta de fraudes com as agências de apoio do consumidor (Equifax, Experian, TransUnion, nos EUA). Entre em contato com apenas uma dessas agências que as outras serão automaticamente informadas. O alerta de fraude informará aos credores para entrar em contato com você diretamente, antes que qualquer alteração seja feita nas contas existentes no intuito de abrir novas contas.
Esse é um procedimento essencial para controlar a extensão dos danos que um ladrão de identidade pode causar com as suas informações roubadas. Essa medida permite também que você solicite seus relatórios de crédito de cada uma das agências gratuitamente.
Registre um boletim de ocorrência com a polícia. De preferência, isso deve ser feito na localidade onde o crime ocorreu. Apesar disso poder ou não fornecer à polícia informações suficientes para penalizar os criminosos, você poderá usar uma cópia do boletim de ocorrência como uma prova legal para os credores, caso seja solicitado. Pode ser que você nunca precise disso, mas poderá fazer uma grande diferença mais tarde.
Entre em contato com agências governamentais. Se a sua carteira de habilitação ou CPF forem roubados, entre em contato com o DETRAN da sua região ou com a Receita Federal, respectivamente. Além disso, relate o roubo da sua identidade à Federação das Indústrias da sua região, que certamente mantém um banco de dados dos roubos de identidade e que é usado pela polícia para investigações.
Analise com cuidado os seus relatórios de crédito. Verifique suas contas com atenção, conferindo as informações de todas as agências de relatórios de crédito, pois as informações podem diferir de uma para outra. Algumas agências oferecem relatórios integrados ou serviços de alertas cobrando uma taxa.
Dependendo do nível do impacto potencial e da sua preocupação, poderá valer a pena pagar por esses serviços adicionais para obter uma visão mais fácil e um tempo de processamento mais curto. Lembre-se de que poderá levar algum tempo até que todas as atividades fraudulentas apareçam nos seus relatórios de crédito.
Procure por sinais que possam indicar o roubo de identidade. É natural que você fique excessivamente defensivo depois que a sua identidade tiver sido roubada. Durante esse período, preste atenção em itens estranhos que possam chegar pelo correio, incluindo cartões de crédito não solicitados e contas que deveriam chegar, mas que se perderam.
Ser contatado por fornecedores com relação a contas que você desconhece ou, ainda pior, por cobradores de dívidas relacionadas a compras que não foram feitas por você, são indicadores claros de que ocorreu um roubo de identidade.