Mais de 50 mil eleitores de Bento tem até quarta- feira para regularizar o título eleitoral

2015-04-10_190211
Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) deu início ao cadastramento biométrico dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), na manhã de hoje (9). FOTO: DANI VALENTE / ASCOM FASEPA DATA: 09.06.2017 BELÉM - PARÁ

Com fim do prazo para regularização do título de eleitor, cartório eleitoral da cidade deve atender quase 700 pessoas em apenas três dias, mas a biometria para Bento Gonçalves pode ir até 2022

Nesta quarta-feira encerra o prazo para a regularização do título de eleitor, e segundo Ricardo de Abreu, chefe de cartório de Bento Gonçalves, mais de 50 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. Esse número, porém, tem uma explicação. Os eleitores de Bento tem até 2022 para fazer o cadastro biométrico. A cidade tem 87.640 eleitores, destes, mais de 32 mil possuem o cadastro biométrico, representando mais de 37%.
De acordo com o chefe de cartório, o movimento no cartório deve ser intenso até quarta-feira, passando de 200 eleitores por dia, chegando a quase 700 pessoas em três dias. “Nestes últimos dias vamos passar fácil dos 200 eleitores, podendo chegar até 250 atendimento ao dia. Estamos trabalhando com limite máximo de atendimento”, garante.
A etapa da biometria já foi concluída em Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira. Em Monte Belo, de 2934 eleitores, 2.928 possuem (99,8%). Em Santa Tereza de 1652 eleitores, 1650 estão aptos (99,88%) e em Pinto Bandeira, de 2.295 no total, 2.294 estão cadastrados (99,96%).
Para realizar o cadastramento o cidadão deve ir ao cartório eleitoral com o título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.
Ainda segundo o cartório eleitoral, com os documentos em mãos será possível adiantar o trabalho, evitando filas no futuro. A Justiça Eleitoral dispõe ainda de sistema de agendamento online.

A biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
Nos municípios com biometria obrigatória, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo determinado. Caso contrário, terão o título cancelado, pois além de coletar as digitais para identificação no dia da eleição, a medida também tem como objetivo fazer a revisão eleitoral e a atualização cadastral.