Até o momento a arrecadação foi de R$ 978 milhões no Estado
O pagamento antecipado do IPVA já movimentou R$ 978 milhões no Rio Grande do Sul. No total, 868 mil pessoas optaram em quitar o imposto no Estado antecipadamente, sendo que 160 mil motoristas escolheram pagarem via Pix, meio de pagamento eletrônico. Com isso, mais de 3,7 milhões de veículos já estão em dia com o governo estadual, sendo que a frota total gaúcha soma 7.262.038 veículos. O pagamento antecipado, com descontos que podem chegar em até 34,63% sobre o valor total, deve ser feito até o dia 30 de dezembro.
O desconto da antecipação passou de 3% para 10%. Além disso, quem antecipar o pagamento também terá a não incidência da variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%. Caso o motorista também possua direito ao desconto do Bom Cidadão e do Bom Motorista, com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 34,63%.
De toda a arrecadação do IPVA, 50% é do Estado e 50% é destinado ao município no qual o veículo foi emplacado. Caso o motorista opte pelo parcelamento em seis vezes, o valor será dividido em parcelas sem juros, e pode ainda contar com os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente. O tributo pode ser quitado pelos contribuintes em agências de banco conveniados, via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, além do próprio Pix.