Limpando manchas de óleo e graxa do chão

2015-04-10_190211

Na maioria dos casos, essas manchas são mais frequentes nos pisos da garagem ou em pequenos espaços onde existe o funcionamento de máquinas. As oficinas mecânicas também são ótimos laboratórios para replicar as dicas que serão passadas.

Piso de concreto
A primeira dica para eliminar as manchas de óleo e graxa do seu piso de concreto é a partir da utilização da areia de gato. O produto tem o poder de absorver a mancha por completo.
Para isso, basta espalhar um pouco do produto por toda a extensão da mancha. Deixe a areia de gato agir por 24 horas. Passado esse tempo, a recomendação é que você use uma vassoura ou uma escova para esfregar um pouco.
Depois disso, use uma pá para remover toda a areia de gato. Esse estágio da remoção da mancha de óleo ou graxa vai acabar com resquícios líquidos do produto que por ventura estejam no local.
O passo seguinte é colocar um pouco de detergente sobre a mancha. Deixe o detergente agir por cerca de uma hora. Esfregue, logo em seguida, com uma escova ou vassoura. Para enxaguar, use água quente.
Caso a mancha seja muito resistente, repita o processo com o detergente o quanto necessário.
Se você não tiver acesso a areia de gato, o processo de limpeza das manchas pode ser realizado com serragem. Ela tem o mesmo papel de absorção da areia de gato.
Existem outras formas de remover as manchas de óleo ou graxa a partir da utilização de produtos químicos disponíveis no mercado. Porém, a utilização desses requer alguns cuidados específicos para evitar problemas com a pele ou danos no piso.
Já outros métodos optam pela utilização de gasolina ou querosene, o que não é indicado, já que esses produtos são inflamáveis e também podem danificar a superfície onde a mancha de óleo ou graxa incide.

Pisos cerâmicos ou porcelanato
Nos casos em que o piso da garagem for de revestimento cerâmico ou porcelanato, retirar a mancha de óleo ou graxa é bem mais simples e só necessita da utilização de apenas um produto: detergente ou sabão em pó.
Se sua opção foi o detergente, basta você colocar um pouco do produto sobre a mancha e esfregar com ajuda de uma vassoura. Esfregue bem até que toda a mancha seja removida. Logo em seguida, basta jogar água. Caso a mancha persista, você pode repetir o processo novamente.
Já se a sua opção para remover a mancha foi o sabão em pó, coloque uma quantidade considerável do produto sobre a mancha e esfregue com ajuda de uma vassoura.
Feito isso, você vai começar a perceber que a mancha está indo embora. Para finalizar a limpeza, basta jogar um pouco de água limpa. Assim como aconteceu com a instrução passada anteriormente quanto a utilização do detergente, se a mancha persistir, basta repetir o processo.
Caso você perceba que o óleo ou a graxa aparece em grande quantidade, você pode usar areia de gato ou serragem para absorver o excesso. Depois, use uma vassoura para remover o produto e siga com a limpeza utilizando detergente ou sabão em pó.
Seguindo essas indicações, você vai deixar o seu piso limpinho, longe das manchas de óleo ou graxa. Ah, é importante destacar que, como ambos os processos não fazem uso de produtos químicos, seu piso não sofrerá nenhum dano.