Trecho faz parte do Plano de Concessão das Rodovias do governo do Estado
Em encontro realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), autoridades políticas e representantes de associações empresariais da região decidiram manter a federalização da BR-470. A reunião, que ocorreu na última segunda-feira (16), contou com a participação do deputado federal Paulo Caleffi (PSD).
O grupo solicitou ao deputado para que o governo federal altere o orçamento da União de 2021 e inclua a estrada no pacote do BNDES para financiar a duplicação da rodovia. Antes disso, no entanto, é preciso fazer o projeto para a região de Bento Gonçalves, que custaria cerca de R$ 2 milhões. Essa quantia deve ser alcançada por meio das emendas parlamentares.
A definição se torna importante pois o Governo do Estado debate um novo modelo de pedágio para as estradas gaúchas. Na última semana, a Assembleia Legislativa aprovou a estadualização de parte da rodovia (projeto de lei 181/2021) para compor o polo rodoviário da Serra, que será criado pelo plano de concessões do governo. O trecho em debate se refere ao trajeto entre o entroncamento da RS-446, em Carlos Barbosa, até o entroncamento da RS-444, no acesso para o Vale dos Vinhedos.
Por essa proposta, as obras de duplicação da BR-470, entre Bento e Carlos Barbosa, e em todas outras estradas do polo seriam feitas ao longo de 30 anos pela concessionária vencedora do leilão. Um dos critérios para definir a empresa vencedora é aquela que apresentar a menor tarifa – em caso de empate, vence quem pagar a maior outorga ao governo.
No encontro, porém, autoridades da região preferiram manter a estrada sob tutela do Governo Federal, pois assim, segundo eles, haverá um beneficiamento de toda a rodovia. Para o presidente da CICS Serra, Elton Gialdi, o debate serviu para a região definir a melhor forma de tratar suas demandas sob o ponto de vista da infraestrutura viária. “Propomos um debate democrático com nossas comunidades, pensando no que é melhor, manter a federalização e nos mobilizarmos pela duplicação da 470 ou acatar a proposta do governo do Estado de estadualizar uma parte da estrada e fazer a concessão”, disse.
Para o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, o encontro serviu para trazer novas informações e, assim, compreender os cenários e tomar as decisões de modo a favorecer a região como um todo. “O que vimos aqui foi a viabilidade de um contexto que começamos a entender melhor como nos posicionarmos”, comentou.
Participaram do encontro os prefeitos de Veranópolis, Waldemar De Carli; Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé; Vila Flores, Evandro Brandalise; e a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo; além dos presidentes das ACIs de Garibaldi, Tobias Debiasi; Carlos Barbosa, Marisa Kaspary Zanatta; e Veranópolis, Renato Breitenbach.