Levantamento da Fiocruz aponta melhora taxa de ocupação de leitos de UTI

2015-04-10_190211

Em Bento Gonçalves, 15 pessoas seguem internadas na UTI em função de complicações da Covid

O cenário de melhora nas taxas de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos no SUS persiste, com mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais estando fora da zona de alerta, com taxas menores que 60%. A informação faz parte da edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada na quarta-feira (08).
Segundo o boletim, Roraima é o único estado na zona crítica, com 82% de ocupação, mas encontra-se em situação particular de poucos leitos disponíveis. O Rio de Janeiro apresentou queda no indicador, de 72% para 66% de ocupação, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário.
De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, trata-se de um reflexo da tendência geral de diminuição da incidência de casos graves, internações e mortes por covid-19. Os especialistas reforçam a necessidade de interrupção de cadeias de transmissão por meio do avanço das campanhas de imunização. Esse objetivo, porém, só será alcançado com a ampliação da cobertura vacinal até novos grupos, incluindo adolescentes entre 12 e 17 anos, e da dose de reforço para idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.
Segundo dados compilados pelo MonitoraCovid-19, considerando a população adulta, 85% foi imunizada com a primeira dose e 42% com o esquema de vacinação completo. Houve diminuição no número de mortes a uma taxa diária de 1,3%, um total médio de 680 óbitos ao dia. A média diária de casos está em 24,6 mil, com ritmo de redução de 1,9% ao dia.
Bento Gonçalves
O Comitê de Atenção ao Coronavírus divulgou, nesta quarta (08), um novo boletim epidemiológico sobre os casos de Covid-19, em Bento. No documento, apenas três novos casos foram registrados, totalizando 21.530 positivados desde o início da pandemia. Em contrapartida, mais 70 pessoas estão curadas da doença na cidade.
Seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, 15 pacientes. 13 pessoas estão em isolamento hospitalar, outros três pacientes internados em leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo os dados divulgados 674 pacientes cumprem o protocolo do Ministério da Saúde em isolamento domiciliar. Nenhum novo óbito foi registrado no município.
O atendimento do ambulatório de Campanha, junto à UPA, registrou 138 atendimentos com sintomas respiratórios na terça-feira, 7 de setembro, 20.446 pacientes já são considerados clinicamente curados.