Lençol de nuvens cria espetáculo no fim de tarde de quinta-feira

2015-04-10_190211

Muitos internautas registraram o pôr do sol que passou do laranja para rosado. Entenda qual tipo de nebulosidade surpreendeu e encantou muita gente no final da tarde de quinta-feira

Os AltoCumulus são pequenos aglomerados de nuvens arredondadas que se formam em camada de níveis médios da atmosfera. Existem muitas variedades de Altocumulus, assim podem aparecer em uma variedade de formas. São feitos de uma mistura de gelo e água, dando-lhes uma aparência um pouco mais etérea do que os grandes e fofos Cumulus de nível inferior. Como se formam estas nuvens? As nuvens Altocumulus podem se formar de várias maneiras, como pela dissolução de nebulosidade altostratus. Em regra, se originam pelo levantamento de ar úmido com resfriamento por turbulência suave. A presença de morros e montanhas com ondas atmosféricas também colabora para a formação deste tipo de nebulosidade.

Que tempo está associado a estas nuvens? Elas são encontradas principalmente sob tempo estável, como era o caso do entardecer de ontem. São geralmente compostas de gotículas, mas também podem conter cristais de gelo. A precipitação nestas formas de nuvens é rara, mas mesmo que chova, ela não atinge o solo. Essa precipitação pode ser vista na forma de virga, onde a chuva é reevaporada antes de atingir a superfície. As nuvens Altocumulus possuem diversos tipos com aspectos diferentes. O tipo mais comum e que se viu hoje se chama Altocumulus stratiformis e tem aspecto de nuvens fofas de fundo achatado, bem juntas, mas separadas por pequenos corredores de tempo aberto como se fosse rios ou ruas de nuvens de céu. Às vezes, eles podem se estender por todo o céu, mas são mais comuns em trechos menores.