Lançamento do livro “Viver e Sonhar” acontece na próxima terça-feira na Casa das Artes

2015-04-10_190211

Na próxima terça-feira, dia 3, acontece na Casa das Artes o lançamento do livro Viver e Sonhar- Uma jornada transformadora entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY, dos autores Cesar Mincato, 50 anos e Tiago Fiamenghi,34, em depoimento a Paula Valduga, com fotos de Andreia Fadanelli. O livro conta a história do projeto Bike e Wine, de Mincato e Fiamengui, que pedalaram de Porto Alegre até Montevidéu. Nenhum deles era atleta e nem pretendiam largar o trabalho.
O objetivo era inserir a realização do sonho dentro da rotina, portanto, nas férias, fariam a viagem. Teriam 11 dias, sendo um para descanso, e nada poderia dar errado. Não deu. Durante a preparação, encontraram parceiros para conseguir equipamentos e treinamento e uma legião de fãs nas redes sociais. No dia 11 de fevereiro de 2017, sob forte chuva, partiram. No dia 21, após dias complicados, tombos, gripe e outros desafios, chegaram na capital uruguaia. Bento Gonçalves é uma das cidades escolhidas por eles para receber o lançamento da obra, o qual inclui palestra e sessão de autógrafos.
Viver e Sonhar – Uma jornada transformadora entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY é muito mais do que um livro que conta uma aventura. Além de relatar o que os amigos viveram no caminho entre as duas capitais, a obra tem a meta de inspirar as pessoas a viverem os seus sonhos, a fazerem o que realmente querem na vida. “Descobrir o que gostaríamos de fazer na vida não é uma dádiva, ou um dom, mas sim a busca do autoconhecimento. Alinhar mente, coração e espírito é a forma mais poderosa que um ser humano pode provar. Essa jornada a Montevidéu alimentou e despertou definitivamente os meus ideais de vida”, afirma Mincato.
A história é contada a partir do depoimento dele e de Tiago à jornalista Paula Valduga. Os textos dividem-se em 11 capítulos, um para cada dia de jornada, e têm ao lado mais de 300 fotografias assinadas por Andreia Fadanelli, que acompanhou a viagem no carro de apoio. Sensorial, a obra também é repleta de QR Codes que levam para vídeos gravados pelos ciclistas durante a viagem. Os bastidores e o bom humor com que eles levam a vida estão bastante retratados nos vídeos. Mas os problemas, que fizeram parte da viagem, logicamente, também ficam claros no livro. “Da mesma forma que a vida, uma pedalada de 977 km entre Porto Alegre e Montevidéu tem altos e baixos. E foi essa alternância de sentimentos que a transformou em uma jornada pessoal de autoconhecimento, autotransformação e empoderamento pessoal”, diz Fiamengui.

O lançamento
A obra tem 428 páginas e estará à venda no lançamento por R$ 137,00. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão. A diagramação de Dilon Henrique respeita o espírito do Bike & Wine, que privilegia uma vida leve, arejada e focada em realizar os seus sonhos. “Um dia, encerraremos o nosso ciclo nessa jornada terrena. Mas ao chegar lá no final, nos segundos que antecedem a partida, espero poder olhar para trás e dizer para mim mesmo: ‘Eu toquei o terror na minha vida. Podemos ir para a próxima fase’”, diz Fiamengui. Provocar as pessoas a encontrarem a Montevidéu delas e a chegarem lá é um dos objetivos do Bike & Wine e, consequentemente, do livro. “Se esse nosso manifesto em forma de livro seguir de gatilho inspirador para apenas uma pessoa, já terá valido a pena, porque, no fundo, o que realmente importa é que possamos, com as nossas ações, transformar este mundo em um lugar melhor”, completa Mincato.

A viagem
Quilometragem: 977 km
Duração: 11 dias (um de descanso)
Tempo pedalando: 66 horas
Calorias gastas: 22 mil
Água consumida: 140 litros
Mateadas: 20
Pores do sol apreciados: 8
Vinhos degustados: 9