Lançado livro “CTG Laço Velho: 65 anos de história”

2015-04-10_190211
O Patrão do CTG ladeado pelo escritor Uelinton Canedo e o coordenador do projeto Cristian Bernich

Obra literária apresenta a trajetória do tradicionalismo gaúcho na cidade”

Na quarta-feira, 22, foi lançado o livro “CTG Laço Velho, 65 anos de história” em Bento Gonçalves. A obra é resultado de dois anos de pesquisa histórica sobre o Centro de Tradições Gaúchas Laço Velho e sua influência no tradicionalismo gaúcho na região. O livro foi lançado com o objetivo de preservar a memória dos fatos importantes que ocorreram ao longo dos 65 anos de atividades do CTG.
A pesquisa, coordenada pelo escritor Cristian Bernich, envolveu o estudo de registros documentais e entrevistas com ex-patrões e pessoas que fizeram parte da história do Laço Velho. As informações coletadas foram relacionadas às atas e outros documentos arquivados na sede do CTG, resultando em uma publicação que retrata de forma precisa a trajetória e a importância do CTG na cultura tradicionalista do estado.
O CTG Laço Velho é considerado um dos mais importantes da região da Serra e da 11ª Região Tradicionalista, composta por 24 municípios. Com mais de 300 associados, o CTG tem se destacado em rodeios e festivais culturais. Ao longo dos anos, 22 Patrões estiveram à frente do Laço Velho, sendo reconhecidos pelos trabalhos desenvolvidos. Curiosidades históricas, como a existência de um jornal sobre o tradicionalismo em Bento Gonçalves e notícias da região, também foram reveladas durante a pesquisa.
O lançamento do livro “CTG Laço Velho, 65 anos de história” é resultado do projeto “60 anos de Tradição”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.