IR 2023: veja como criar uma conta gov.br prata ou ouro para acessar uma declaração pré-preenchida

2015-04-10_190211

A receita exige que o contribuinte crie uma conta especial gratuita com níveis maiores de segurança para proteção do sigilo

A Receita Federal abre o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 nesta quarta-feira (15), a partir das 9h. O prazo termina às 23h59 do dia 31 de maio. O início do prazo de entrega foi adiado em uma quinzena para que fosse possível o uso por todos os contribuintes, desde o início do prazo, da declaração pré-preenchida, informou o supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca.

Caso opte por este modelo de entrega, o contribuinte terá acesso a dados já informados na declaração, provenientes de fontes pagadoras, imobiliárias, serviços bancários e médicos, por exemplo.

Mas para poder acessar uma declaração pré-preenchida, a Receita Federal exige que o contribuinte tenha uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com níveis mais altos de segurança. Essa garantia visa preservar a segurança do acesso aos sigilos bancários e fiscais do contribuinte.

 conta gov.br  é uma identificação utilizada para acessar os serviços do portal gov.br , como se inscrever no Enem, consultar CNH, carteira de trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS.

A conta tem três níveis de segurança: básico (conta bronze), alto (conta prata) e nível máximo de segurança (conta ouro). Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.