Doenças respiratórias ainda preocupam e superlotaram ambulatório da UPA 24H
Vacinação e público em eventos dão sensação de vida normal, a evolução da vacinação e flexibilização das medidas de distanciamento passam a sensação de que a pandemia do novo coronavírus está perto do fim. Com isso, aumenta a euforia em busca de uma vida um pouco mais próxima do normal.
A vacinação não garante 100% da imunidade para todo mundo que já tomou as duas doses, mas tem conseguido reduzir os casos graves. Mas, outro fator importante para o controle da doença é o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2. Por enquanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) identificou quatro preocupantes: Alfa (surgida no Reino Unido), Beta (na África do Sul), Gama (Brasil) e Delta (Índia). Altas taxas de transmissão da covid ajudam na formação de mutações dos vírus. Por isso, nem as pessoas vacinadas devem esquecer dos cuidados.
A ocupação em leitos de UTI segue em queda em Bento Gonçalves. Nesta quinta-feira (19), o número de internados com maior gravidade no Hospital Tacchini era de 40 pessoas, sendo que destes, 12 estão com a Covid-19, dois com suspeita e 18 pacientes com outras doenças. O número de pessoas em estado mais crítico positivados para o coronavírus teve uma queda de 33,32% se comparado aos últimos 15 dias, quando 18 pacientes estavam internados na UTI.
O número de respiradores em uso teve um leve alta: são 16 sendo utilizados, uma taxa de ocupação de 40%. Os dados são do Dashboard da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Jovens vacinados
Nesta semana a vacinação chegou ao seu principal momento com a conclusão da imunização até a faixa etária dos 18 anos. Na terça-feira (17), foram vacinadas as pessoas da faixa etária dos 22 anos. Na quarta-feira (18), a imunização chegou as pessoas de 20 e 21 anos e nesta sexta-feira (20), serão vacinados os jovens de 18 e 19 anos (somente).
A vacinação ocorre no formato drive-thru, das 17h às 20h, na Fundaparque. É necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e cadastro preenchido, que pode ser acessado no endereço eletrônico: https://bentogoncalves.atende.net.
Segunda dose
Neste sábado (21), será realizada a segunda dose para as pessoas imunizadas com a vacina Astrazeneca (grupo das comorbidades vacinado na Rua Coberta e dos profissionais da educação) ou seja, imunizados nos dias 25 e 31 de maio e 02 de junho. A vacinação ocorre na Fundaparque, das 8h às 12h.
Pandemia continua
É muito importante lembrar que, apesar da vacinação avançada e consequente redução de casos de Covid-19, em Bento Gonçalves, a pandemia ainda não terminou. Na última quarta-feira (18), a barraca de atendimento rápido montada pela SMS, em frente à UPA 24 Horas, teve superlotação de pacientes ao longo de todo o dia. A demora para o atendimento no local passou de quatro horas.
A prefeitura de Bento Gonçalves se manifestou, por meio de nota à imprensa, relatando que houve um aumento considerável nos atendimentos no ambulatório fast track, principalmente na tarde de quarta (18), o que ocasionou um tempo maior na espera. Também foi registrado um número maior de internações de pacientes, o que demandou um tempo maior das equipes. Segundo a nota, foi feita uma reorganização interna para agilizar os atendimentos. O ambulatório atende todas as pessoas com sintomas gripais.