Instabilidade chega à serra gaúcha nesta quarta-feira

2015-04-10_190211

A instabilidade mais forte no Rio Grande do Sul nesta quarta deve se dar em municípios do norte ( serra gaúcha) , centro e o oeste do estado enquanto no Sul gaúcho deve chover muito menos com risco baixo de tempo severo.

 

MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade mais forte no estado se dará nesta quarta-feira com chuva localmente forte a intensa e temporais isolados, acompanhada de raios e granizo em diversas localidades.

Uma área de baixa pressão atmosférica avançará do Nordeste da Argentina e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, gerando nuvens carregadas sobre o estado que irão provocar chuva forte e temporais isolados em várias cidades gaúchas.

Pontos muito isolados podem ter temporais de maior intensidade.

Muitas cidades da Metade Norte gaúcha registrarão apenas nesta quarta-feira volumes de chuva entre 50 mm a 100 mm, o que é muito para apenas um dia.

Diversos pontos da área metropolitana podem somar apenas nesta quarta marcas perto ou acima dos 50 mm. Com isso, é alto o risco de alagamentos.

Arroios podem subir e transbordar em alguns pontos e zonas rurais da Metade Norte podem ter inundações localizadas. O mapa mostra a projeção de chuva do modelo WRF para as próximas 72 horas em que se observa a tendência de chover mais de 100 mm em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversas localidades dos dois estados.