INSS retoma atendimento presencial sem agendamento

2015-04-10_190211

Serviços estão sendo retomados gradualmente.

O atendimento nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), está sendo retomado de forma gradual no modelo presencial a partir deste mês.

Suspenso em 2020 por conta do início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento tinha sido retomado no fim de 2020, porém, com agendamento prévio.

Agora, após portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam o atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de agendamento prévio. Porém, o retorno será feito de forma gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Pela portaria, deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br; para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Em todos os casos, deve ser observada a prioridade de atendimento prevista em lei, garantida ao idoso maior de 80 anos de idade.

Nesta quarta-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma o pagamento dos benefícios para os segurados que recebem benefício de até um salário mínimo. Pelo calendário, será realizado o pagamento para quem tem 6 como o penúltimo número do benefício.

Para quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento do benefício terá início no dia 3 de março, para quem tem 1 e 6 como penúltimo número, e vai até 9, para quem tem 5 e 0 como penúltimos números. O prazo para saque dos benefícios com cartão vai até o final do mês seguinte.