INSS: benefício de meio salário mínimo para recém trabalhadores. Saiba mais!

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O benefício de meio salário-mínimo é chamado de auxílio-inclusão

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está liberando um novo benefício no valor de meio salário-mínimo (R$ 606 em 2022), para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ingressarem no mercado de trabalho.

O benefício de meio salário-mínimo é chamado de auxílio-inclusão e têm como foco garantir que os beneficiários do BPC conquistem uma vaga no mercado de trabalho com a garantia de ainda receber mais um benefício extra.

Assim, os beneficiários do BPC poderão ter a renda mensal do seu emprego e mais um adicional que é pago mensalmente no valor de meio salário.

 

Como receber o auxílio de R$ 606

O benefício de meio salário é destinado exclusivamente àqueles que recebem o BPC. Os beneficiários do BPC que foram excluídos nos últimos cinco anos do benefício por começarem a trabalhar também podem solicitar o auxílio-inclusão.

Vale lembrar que para ter acesso ao auxílio-inclusão o beneficiário deve trabalhar formalmente de carteira assinada e ter um salário de até R$ 2.424 por mês (dois salários mínimos de 2022).

É necessário que o benefício do BPC esteja:

ativo;

suspenso ou cessado nos últimos 5 anos imediatamente anteriores ao início da atividade remunerada; ou

suspenso por ingresso ao mercado de trabalho.

 

Como solicitar o benefício de R$ 606

Estando de dentro das exigências descritas acima, para garantir o auxílio inclusão o beneficiário deve solicitar da seguinte forma:

Entre na plataforma Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

 

Documentação em comum para todos os casos

Obrigatória:

Número do CPF;

Número do benefício;

CadÚnico atualizado.

Se for procurador ou representante legal:

Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);

Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do INSS, pelo número 135, de segunda a sábado das 7h às 22h;