Inova Bento apresenta projeto e realizações na Câmara de Vereadores

2015-04-10_190211

Gestora da Iniciativa, Fernanda D’Arrigo mostrou como o centro de inovação tem contribuído para fomentar o ambiente de negócios na região

Implementado através de um esforço coletivo envolvendo o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a Prefeitura de Bento Gonçalves, o INOVABento tem fomentado o surgimento do ecossistema de inovação no município e colocado em prática sua missão de acelerar a competitividade dos negócios.

Desde março, o INOVABento – Centro de Inovação de Bento Gonçalves tem realizado uma agenda de palestras de tendências e novidades para aproximar tecnologias e conceitos das empresas locais, estimulando-as ao empreendedorismo e à cultura da inovação. A curta, porém significante trajetória do espaço, foi compartilhada pela coordenadora do INOVABento, Fernanda D’Arrigo, com os vereadores na última segunda-feira (5).

No Legislativo, Fernanda lembrou que a ideia do centro de inovação começou a surgir em 2021, sendo criado, oficialmente, em novembro do ano passado. A partir de março deste ano, o INOVABento passou a trabalhar com o público ligado à tecnologia da informação e à inovação, a fim de tornar a proposta conhecida. Uma das práticas adotadas foi a de realizar reuniões semanais para apresentação de cases e discussão de pautas específicas, promovendo a educação para o tema.

Os números do INOVABento, contabilizados em apenas 90 dias, constituem motivo de comemoração, de acordo com a gestora. “Já alcançamos mais de 150 pessoas nos nossos encontros, 39 empresas foram sensibilizadas, temos oito pessoas jurídicas e duas pessoas físicas como associados, e criamos mais de 20 oportunidades de negócios. Pode parecer pouco, mas são números significativos se lembrarmos que se trata, a inovação, de um tema que ainda é um desafio”, disse Fernanda.

Ela também aproveitou a oportunidade para convidar os vereadores para que participem dos encontros promovidos pelo INOVABento, que a partir de agora serão quinzenais, e também aos eventos organizados ou nos quais o comitê tem participação.