Apesar de representar apenas 2,6% da frota nacional de veículos, a categoria de elétricos vem ganhando tração no mercado brasileiro
O veículo totalmente elétrico tido como o mais econômico no mercado brasileiro é o Renault e-Kwid. É o que concluiu o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a Conpet, responsável pela etiquetagem de consumo.
O Renault e-Kwid apresenta um consumo energético de 0,44 megajoules por quilômetro (MJ/Km) — quanto menor esse valor, menos é o gasto comprometido pelo veículo para se deslocar.
Apesar de representar apenas 2,6% da frota nacional de veículos, a categoria de elétricos vem ganhando tração no mercado brasileiro. Em 2022, 49.245 unidades de veículos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV) foram vendidos no país — alta de 41% na comparação com o ano anterior, quando 34.990 carros haviam sido emplacados, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com o aumento das vendas, é importante destrinchar quais são mais eficientes. Ter essa informação pode auxiliar o consumidor na tomada de decisão, sobretudo porque os elétricos têm preços ainda bem salgados: partem de R$ 146,9 mil e podem chegar a até R$ 1,1 milhão, segundo estudo recente da KBB elaborado a pedido do InfoMoney.
Escolher um modelo elétrico mais econômico pode ajudar o consumidor a reduzir parte das despesas.
Leia também
Alta procura
Especialista diz que escolha do modelo, híbrido ou 100% elétrico, depende do tamanho do orçamento e da necessidade
Segundo o Inmetro, a declaração dos dados de eficiência energética dos elétricos segue a mesma metodologia, definida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que utiliza a mesma norma SAE, já referendada pelas montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.
“A metodologia prevê um fator de correção na autonomia dos veículos elétricos. Os fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão, quanto para os elétricos. Eles têm o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma informação mais fidedigna do consumo real dos veículos para o consumidor”, diz o comunicado oficial sobre o levantamento.
O levantamento do Inmetro é conhecido por “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)” e tem 15 anos de existência, com divulgação sempre realizada em fevereiro. Nesta edição são 747 modelos e suas versões. Deste total, 134 são híbridos, 68 são elétricos puros (VE) e 49 Plug-in híbrido (VEHP).
Veja os dez modelos elétricos mais econômicos:
Marca | Modelo | Versão | Motor | Autonomia Urbana (km/litro equivalente) | Autonomia Estrada (km/litro equivalente) | Consumo energético (MJ/km) |
1.Renault | e-KWID | Intense | Elétrico | 52,7 | 39,6 | 0,44 |
2. Fiat | 500E | ICON | Elétrico | 47,3 | 40,4 | 0,46 |
3. Caoa Chery | Icar EQ1 | TEC | Elétrico | 48,8 | 36,8 | 0,48 |
3. Chevrolet | Bolt | LT/PREMIER | Elétrico | 45,8 | 39,0 | 0,48 |
4. Peugeot | e-2008 | GT | Elétrico | 38,0 | 35,1 | 0,55 |
4. BYD | D1 | GL 180EV | Elétrico | 39,2 | 34,2 | 0,55 |
5. BYD | Yuan Plus | GL310 EV | Elétrico | 39,8 | 33,1 | 0,56 |
6. JAC | e-JS1 | e-JS1/e-JS1 Next | Elétrico | 40,9 | 30,3 | 0,57 |
7. Nissan | Leaf | TEKNA | Elétrico | 38,7 | 31,9 | 0,58 |
7. Mini | Cooper | S Eletric | Elétrico | 38,5 | 31,8 | 0,58 |
8. Peugeot | E-208 | GT | Elétrico | 37,8 | 30,8 | 0,59 |
9. JAC | e-JS4 | e-JS4 | Elétrico | 35,0 | 32,5 | 0,60 |
10. BMW | IX Sport | xDrive 50 | Elétrico | 36,4 | 30,2 | 0,61 |