Ranking elaborado pelo Inmetro traz informações sobre eficiência energética e consumo de mais de 700 modelos
Saber o consumo de combustível de um carro é um fator determinante na hora da compra. Um modelo que gasta muita gasolina ou etanol, passa a pesar no bolso do motorista com o tempo.
E para orientar o consumidor referente ao gasto energético do carro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, divulgou no início deste mês a nova tabela de 2023, que indica quais carros gastam mais e quais gastam menos no Brasil.
O documento mostra informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários à venda no Brasil.
10 modelos que mais gastam combustível
10º Lugar – Volkswagen T-Cross, modelo Highline 250TSI automático, motor 1.4-16V
9º Lugar – Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0T – 12 V
8º Lugar – Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6-16V
7º Lugar – VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
6º Lugar – VW Polo, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
5º Lugar – Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6-16V
4º Lugar – Honda HR-V, modelo Advanced, motor 1.5T-16V,
3º Lugar – Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6-16V
2º Lugar – Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V
1º Lugar – Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ5, motor 1.8L – 8V
10 modelos Flex a combustão melhores colocados em eficiência energética
10) Renault Sandero – Life/ Sedition – Motor 1.0 – 12V
9) VW Voyage – modelo MPI, motor 1.0 – 12V
8) Chevrolet Onix, modelo 10MT HB, motor 1.0 – 12V
7) Chevrolet Onix Plus, modelo 10 T MT, motor 1.0 turbo
6) Fiat Mobi, modelo Easy, motor 1,8 – 8V
5) Fiat Cronos, modelo Drive, motor 1.0 – 6 V
4) VW Polo, modelo TSI manual, motor 1,0 – 12 V
3) Chevrolet Onix Plus, modelo 10 MT LT, motor 1.0 – 12 V
2) Peugeot 208, modelo LIKE MT, motor 1,0 – 6 V
1) Renault Kwid, modelo Zen/Intense, motor 1,0 – 12 V
Manutenção do carro
O consumidor deve saber que há veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro em função da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.
As montadoras vivem nessa briga para ver qual carro faz mais quilômetro por litro, mas, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, o selo que ele traz acaba não valendo muito.
O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E.
O engenheiro conta que, em um teste realizado em que participou, junto com outros profissionais, conseguiram medir a eficiência energética dependendo de quem estava dirigindo.
Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção.
De acordo com Marum, se o motorista não faz revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, enfim, o carro acaba gastando muito mais combustível.
Ele não gasta para fazer a revisão, mas, por outro lado, acaba gastando no consumo de combustível. Calibragem de pneus é outro item importantíssimo. Toda vez que o motorista vai abastecer, tem que calibra.