Inmet emite alerta de geada no RS. Veja impactos nas cidades da serra gaúcha

2015-04-10_190211

As temperaturas caem abruptamente no Rio Grande do Sul, trazendo consigo um fenômeno bastante conhecido pelos moradores das regiões serranas: a geada. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso  foi emitido, sinalizando um risco potencial relacionado a este fenômeno natural.

Este alerta ressalta não apenas as baixas temperaturas, que podem chegar até 3ºC, mas também destaca o perigo leve de dano às plantações, preocupando agricultores e residentes locais. As áreas mais afetadas incluem, além da Serra Gaúcha, a região Metropolitana de Porto Alegre e parte dos territórios de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O frio intenso e a geada devem atingir principalmente a região serrana, conhecida por sua vulnerabilidade a esse tipo de evento climático. Além disso, a expectativa é que o noroeste, nordeste e a região metropolitana de Porto Alegre também sintam os efeitos desta massa de ar polar.

A madrugada desta sexta-feira (31) teve influência de uma massa de ar seco, o que garantiu resfriamento noturno e reflete na formação de nevoeiros em várias regiões( tons azuis na imagem de satélite).

Na última hora, as temperaturas variavam entre -2°C e 7°C no Planalto Sul e de 1°C a 13°C nas demais regiões.

De forma localizada da Serra, são observadas marcas de até -4°C. Nas próximas horas, as temperaturas seguem apresentando declínio e os nevoeiros seguem se formando em várias regiões, vindo a dissipar ao longo da manhã, quando dão lugar ao predomínio do sol.