As obras para construção do túnel de acesso norte, no bairro São João, iniciaram na terça-feira, 25. O trânsito teve mudanças significativas, sendo bloqueados a saída e acesso norte da cidade e não sendo permitido o cruzamento ao longo da BR-470.
Em reunião do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Secretaria de Viação e Obras Públicas, Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e representantes do Consórcio Túnel Bento Gonçalves – responsável pela obra -, foram definidas as alterações:
1) Sentido São João/ Garibaldi
Quem sair do bairro São João, no sentido Garibaldi, precisará acessar a rua
Arlindo Baccin em direção a Pipa Pórtico.
2) Sentido São João/ Zona Leste (bairro São Roque)
Quem sair do bairro São João e quiser ir até a Zona Leste da cidade, precisará acessar a rua Arlindo Baccin e fazer o retorno no trevo próximo à concessionária de veículos (Toyota).
3) Sentido Garibaldi/ São João
Quem vier de Garibaldi e quiser acessar o bairro São João, precisará realizar o retorno no posto do Hélio e seguir na Rua Alvi Azul – que passará a ter sentido único (apenas entra no bairro).
4) BR-470/ São João
Para acessar o bairro São João por meio da BR-470, será necessário fazer o retorno no posto do Hélio e seguir nas ruas perpendiculares (Ernesto Gasperin, Fioravante Pozza, Celeste Agostini ou Refatti).
Segundo a prefeitura, no decorrer da obra, devem ser estudadas novas alterações, que serão comunicadas previamente à comunidade.
A expectativa é de que em março a obra seja entregue aos usuários
Obra vai custar R$ 9,5 milhões
O trabalho vai ser realizado pelo Consórcio Túnel Bento Gonçalves, formado pelas empresas Engedal e Continental, respectivamente com sedes em São José (Santa Catarina) e Rio de Janeiro (capital). O custo do túnel ficou em R$ 9.594.925,27, dinheiro obtido pela municipalidade no programa Finisa, uma modalidade de apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para que os municípios possam realizar obras estruturais. A assinatura do contrato entre município e o Consórcio Túnel Bento foi realizado no dia 1º de junho. No detalhamento do projeto, a diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti confirmou que o túnel vai ter 5,5 metros de profundidade com duas pistas destinadas ao tráfego de veículos, uma em cada sentido e com quatro metros cada, além passeio destinados aos pedestres em ambos os lados. Deverão ser escavados aproximadamente 30 mil metros cúbicos de terra, o que corresponde a três mil viagens com caminhões, e serão necessários 1.958,33 metros cúbicos de concreto, ou cerca de 280 caminhões. O túnel sob a rodovia que já deverá estar pronto em março de 2021, aumentando a segurança de pedestres e condutores e reduzindo o tempo de deslocamento, hoje prejudicado pelo fluxo diário de cerca de oito mil veículos, no local.