Inicia hoje a campanha de vacinação bivalente

2015-04-10_190211
Elderly old man recovering in a comfortable hospital bed isolated on white

Veja o calendário de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde deu início à aplicação das vacinas bivalentes contra a Covid-19 em todo o território nacional. Além da vacinação contra o SARS-CoV-2, foram divulgadas datas das próximas campanhas de imunização, iniciadas nos mesmos dados, a fim de aumentar a cobertura vacinal da população.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir deste momento, serão aplicadas as vacinas bivalentes Comirnaty BA.1, BA. 4 e BA. 5, da Pfizer. Os imunizantes serão utilizados de
As formulações bivalentes são utilizadas para reforço do esquema vacinal, sendo necessárias, ao menos, duas doses anteriores da vacina monovalente. Os benefícios foram constatados em pacientes acima de 60 anos ou com fatores de risco para desenvolvimento de casos graves, sendo agraciados já com as três doses anteriores. Aqueles que não possuem comorbidades e estão abaixo desta faixa etária, a proteção continua a ser feita com, no mínimo, três doses aplicadas da vacina monovalente.
A pandemia ainda não acabou, embora haja melhora geral do cenário, havendo muitos casos e gravidade, sendo os grupos de risco ainda bastante equiparados, mesmo que já vacinados, visto que a proteção tende a diminuir de acordo com o passar do tempo .

Calendário de Campanha Vacinal de 2023
As cinco etapas do calendário nacional de vacinações se dividem em:
Etapa 1 – a partir de fevereiro
Vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)
(população estimada: 52 milhões)
Público-alvo: pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19; pessoas com mais de 60 anos; gestantes e puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas com deficiência; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; trabalhador e trabalhadoras da saúde.
Etapa 2 – a partir de março
Intensificação da vacinação contra Covid-19
Público alvo: Toda a população com mais de 12 anos.
Etapa 3 – a partir de março
Intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes
Público-alvo: Crianças de 6 meses a 17 anos.
Estratégias e ações:
• Mobilizar a comunidade escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio com duas semanas de atividades de apoio e orientação; comunicar estudantes, pais e responsáveis ​​sobre a necessidade de levar a Caderneta de Vacinação para avaliação;
Etapa 4 – a partir de abril
Vacinação de Influenza
Público-alvo: Pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros e caminhoneiras; crianças de 6 meses a 4 anos; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; público privado de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professoras e professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do Sistema de Privação de Liberdade; trabalhadoras e trabalhador da saúde.
Etapa 5 – a partir de maio
Multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.