Infecção urinária pode ser aliviada com remédios caseiros

2015-04-10_190211

A infecção urinária causa incômodo e dor, mas existem alguns remédios caseiros que ajudam a diminuir estes sintomas. O óleo e o leite de coco, por exemplo, possuem propriedades antibacterianas que podem ajudar a eliminar bactérias como a E. Coli, que favorece o surgimento de infecções.
Esse tipo de transtorno é mais frequente em mulheres adultas do que em homens, já que sua uretra é mais curta. Os sintomas são ardor ao urinar, aumento da frequência para ir ao banheiro, sensação de bexiga cheia e cor turva da urina.
As infecções no trato urinário dividem-se em dois tipos: nas vias urinárias superiores (afeta os rins e os ureteres) e nas vias urinárias inferiores (afeta a uretra e a bexiga). Ambas podem ser causadas pelos mesmos fatores, a diferença entre elas está no tempo necessário para tratá-las.

Causas:
Outras causas como má higiene, mudanças hormonais, prisão de ventre, gravidez, diabetes, inflamação da próstata (em homens), prender por muito tempo para urinar, ficar sentado por muitas horas sem se movimentar, bactérias como a Escherichia Coli, fungos, vírus e parasitas.

Sintomas:
Dor forte ao urinar
Calafrios
Dor na parte baixa das costas
Febre
Urina com coloração turva, aspecto espumoso e cheiro intenso
Impulsos súbitos ou frequentes de urinar
Sensação de bexiga cheia
Micções com pouca quantidade de urina

Remédios populares
Consuma grandes quantidades de suco de mirtilo diariamente, para impedir que as bactérias “grudem” nas paredes do trato urinário e sejam eliminadas com mais facilidade pela urina.
Consuma duas colheres de leite de coco virgem, sem refinar, diariamente. Também beba um copo de água ou o leite de coco em jejum (pela manhã), e antes de dormir. Servirá para matar a bactérias E. Coli, que é resistente à maioria dos antibióticos.
Descasque dois alhos e soque-os. Adicione uma xícara de água morna e deixe repousar por cinco minutos. Beba a mistura. Repita esse tratamento três vezes ao dia até que os sintomas desapareçam. O alho matará as bactérias do trato urinário.
Dissolva duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um litro de água e beba pequenos goles durante todo o dia. Será perfeito para quem sofre de cistite.
Descasque uma cebola em quatro pedaços, coloque para ferver em meio litro de água por vinte minutos. Retire e deixe repousar por oito horas (pode ser durante toda a noite). Coa e beba o caldo. A cebola é diurética e antibacteriana.
Coma vários pedaços de melancia por dia, ela servirá para limpar e refrescar os rins. É uma boa medida para prevenir infecções urinárias em caso de pessoas vulneráveis ao problema.
Leve dois talos de salsão com folhas ao liquidificador com três litros de água. Adicione duas rodelas de abacaxi e uma xícara de chá de camomila. Misture tudo muito bem e beba em jejum.
Prepare um chá com duas colheres de sopa de manjericão para uma xícara de água, deixe repousar por dez minutos e beba duas vezes por dia durante 48 horas.
Prepare um suco com duas xícaras de mirtilo fresco, meia xícara de cerejas e uma fatia de melancia. Coloque no liquidificador e bata muito bem, beba imediatamente, em jejum, e repita diariamente até que a infecção desapareça.
Aplique uma compressa quente na parte baixa do abdômen. Outro bom método é tomar um banho de imersão para aliviar os sintomas e fazer com que o sangue circule mais pela região. Essa prática não é recomendável para mulheres grávidas, porque pode provocar nascimentos espontâneos.
Beba um copo de água de coco para limpar as vias urinárias. Depois, pique um dente de alho e meia cebola e coma-os crus. Esse “combo” é ideal para melhorar a infecção.

Recomendações sobre a infecção urinária
Não prenda muito para urinar, isso favorece o acúmulo de urina, inflamações, dilatação da bexiga e mais espaço para que as bactérias se proliferem.
Beba muito líquido para eliminar as bactérias e para impedir que se proliferem. O recomendável é fazê-lo duas vezes ao dia ou até que a urina fique transparente.
Consuma alimentos com muita vitamina C, como os cítricos, para acidificar a urina e evitar que as bactérias cresçam.
Mantenha uma boa higiene íntima, principalmente no caso das mulheres, para impedir que as bactérias não se desenvolvam na região novamente.
Evite bebidas alcoólicas, pois elas irritam as vias urinárias e pioram o quadro quando existe infecção.
É fundamental procurar um médico para receber o diagnóstico. Lembrando que os métodos caseiros são paliativos, sendo indispensável a consulta médica.