Imposto de renda: saiba como não cair em furada na hora de declarar 

2015-04-10_190211

É possível realizar a operação até mesmo pelo aplicativo da Receita Federal

Primeiramente você irá precisar de muita calma, pois os contribuintes que ficam em situação de análise restrita, pode receber multas por informações falsas ou falhas.

Estes corridos com desencontros de informações na hora de efetuar a declaração do IRR é a causa mais comum para cair em furadas.

 

Dicas de como não ter dor de cabeça na realização da declaração 

Evite deixar para última hora, o nervosismo do tempo apertado fará com que seus psicológico se sinta pressionado. Afinal, a pressa é a inimiga da perfeição.

A Receita Federal sempre pode checar todas as instituições que têm relação com o seu CPF, como bancos, escolas, planos de saúde e empregos que cada um já teve. É muito importante não omitir receita. Por isso, não se esqueça de nenhuma delas.

Outro ponto de atenção é que dependentes só podem constar em uma declaração de cada vez. Uma mesma pessoa não pode estar em duas declarações.

Evite confundir siglas. O documento permite deduzir até 12% do Imposto de Renda e deve ser declarado em “Pagamentos Efetuados”, enquanto o VGBL, que não é dedutível do IR, deve ser informado na ficha “Bens e Direitos”.

Por fim, se houver alguma informação erradas retifique. É possível realizar a operação até mesmo pelo aplicativo da Receita Federal, evitando problemas futuros e dores de cabeça.