Imposto de Renda: quem pode incluir cônjuge como dependente?

2015-04-10_190211

Quem vive união estável pode incluir companheiro(a) como dependente, desde que casal tenha filho (a) em comum ou viva junto há mais de 5 anos

Para quem vive uma união estável, é possível incluir seu companheiro(a) como dependente, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. É fundamental também que o dependente tenha inscrição no CPF, porque não é possível incluir dependentes sem seu respectivo CPF no programa do IRPF 2022.

Ao preencher a declaração com inclusão de dependente, o contribuinte deverá informar os seguintes dados: nome, CPF e data de nascimento do(a) dependente.

Uma vez incluído o(a) dependente, ele(a) está desobrigado(a) de apresentar uma declaração própria. No entanto, é necessário que o contribuinte inclua na declaração do dependente todos os rendimentos, bens, pagamentos e dívidas, assim como do próprio titular identificado como contribuinte (pessoa responsável pela entrega da declaração).

Aumento de imposto

É possível deduzir até R$ 2.275,08 da renda tributável (sobre a qual incide o imposto de renda) por dependente, além da dedução de gastos com educação e saúde, que também incluem despesas com o dependente. No entanto, vale ressaltar que a inclusão dos rendimentos do dependente pode aumentar o valor do imposto a pagar.