Calendário oficial ainda não foi divulgado pela Receita.
Termina no dia 28 de fevereiro, o prazo para instituições financeiras e empresas enviarem aos contribuintes os informes de rendimento referentes ao ano de 2021.
Costumeiramente, a entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) começa em março, porém, o calendário oficial ainda não foi divulgado.
Os documentos podem ser disponibilizados pela internet ou pelos correios. Estarão sujeitos a pagamento de multa os bancos ou empregadores que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo ou disponibilizarem com erros.
Devem constar no informe do empregador, os valores de todos os salários de 2021, além de outros rendimentos recebidos, como participação nos lucros e o 13º salário.
Se o trabalhador foi demitido em 2021, é necessário reunir documentos que comprovem o ato, em uma via, com indicação da natureza e do valor total do pagamento, das deduções e do imposto retido em 2021.
Esses dados servem para a Receita Federal verificar se houve sonegação de impostos e saber quanto cada contribuinte pagou de tributos e se deve receber restituição ou não.