A importância de usar os cremes corretos em cada região do corpo

2015-04-10_190211
Beautiful young woman applying body lotion.

A pele do rosto tem necessidades específicas por causa das glândulas sebáceas e dos pelos, por isso, produtos com fórmulas mais leves são mais recomendadas. A pele do corpo costuma ser levemente mais ressecada do que a do rosto e, por isso, os cremes corporais têm fórmulas mais hidratantes.
Usar um hidratante ou desodorante corporal no rosto – ou um único protetor solar em todas as áreas do corpo, por exemplo – pode até parecer inofensivo, mas não se engane: o hábito está bem longe de ser o ideal na busca por uma pele perfeita. Usar o mesmo produto em regiões diferentes, sem considerar suas características particulares e necessidades, pode provocar o descontrole na oleosidade do rosto e até mesmo a inflamação e infecção da base dos pelos.
Ainda que a pele do seu rosto seja considerada mista, oleosa ou seca, é importante lembrar que isso não significa que outras áreas como braços, pernas e tronco tenham a mesma definição. As características da pele do rosto são diferentes das da pele do corpo. Há uma tendência ao rosto de apresentar mais glândulas sebáceas e folículos pilosos (pelos) do que o corpo.
Isso significa que na prática, a presença de mais glândulas sebáceas e folículos pilosos são os fatores que tornam o rosto mais oleoso do que as outras áreas do corpo. Por mais inocente que pareça, aplicar um creme hidratante ou desodorante de corpo no rosto, por exemplo, pode, sim, causar problemas bem desagradáveis na aparência e no funcionamento das glândulas em questão.
Assim, ao criar o hábito de usar cosméticos mais pesados na face, o risco imediato é provocar em qualquer tipo de pele o surgimento de cravos e espinhas recorrentes, além de levar à obstrução dos poros e a quadros de foliculite – que é a inflamação e infecção na região do pelo.
Você já reparou como cada parte do rosto se comporta de uma maneira ao longo dia? É normal nas peles mistas, por exemplo, que regiões como o nariz e testa fiquem com aparência mais oleosa, enquanto as outras partes se mantenham mais sequinhas com o passar do tempo. Para esses casos, o dermatologista saberá indicar um tratamento que, feito da forma correta, não deixe nem as áreas oleosas mais intensas e nem as secas, mais secas.