Haverá também uma intervenção artística no Campus Bento Gonçalves durante o dia 28 de junho
O lado colorido da força: aprendendo sobre a diversidade com a cultura pop” é o título do evento on-line que será realizado no dia 30 de junho de 2022, às 19h, para marcar o Dia do Orgulho GBTQIA+ no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O bate-papo será com o doutor em Comunicação Social, professor e pesquisador Christian Gonzatti.
Terá transmissão pelo canal do Campus Osório no YouTube e mediação de Olívia Tavares, do Núcleo de Estudantes e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Canoas.
Christian Gonzatti é autor do livro “Pode um LGBTQIA+ ser super-herói no Brasil?” e criador da plataforma digital @diversidadenerd_ , criada para divulgar e produzir conteúdo sobre questões de gênero, sexualidade e outras diversidades na cultura pop. O evento terá certificação de extensão de 2h, a partir do preenchimento de formulário que será disponibilizado no chat durante a transmissão.
A promoção é da Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS, em conjunto com os Nepgs e Núcleos de Ações Afirmativas dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Farroupilha, Osório, Rolante, Sertão, Vacaria e Viamão.
Sobre a data
O dia 28 de junho é considerado um marco do movimento de igualdade civil da comunidade LGBTQIA+, em referência à Revolta de Stonewall Inn, ocorrida em Nova Iorque (EUA) em 1969. Após várias represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, eclodiram protestos em várias cidades estadunidenses, e, no ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay.
Atividades nos campi
Além do evento on-line multicampi, haverá também uma intervenção artística no Campus Bento Gonçalves durante o dia 28 de junho, organizada pelo Nepgs da unidade.