Idosos são vítimas preferenciais de estelionato

2015-04-10_190211

Na média, quatro pessoas são vítimas de golpes financeiros por dia em Bento Gonçalves

Idosos seguem sendo vítimas de estelionato, o crime que mais expandiu nos últimos 12 meses. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam que nesse primeiro semestre do ano, os golpes tiveram elevação de 131,6% no número de registros. Somente na quarta-feira (30), mais duas pessoas caíram no golpe do Cartão de Crédito clonado.

Um idoso de 77 anos, teve um prejuízo de quase R$ 6 mil em um golpe aplicado na última quarta (30), em Bento Gonçalves. Morador do bairro Maria Goretti, relatou que recebeu uma ligação de alguém que dizia ser do Banco Bradesco, afirmando que havia sido feita uma compra com seu cartão na cidade Florianópolis.
Ele foi orientado a ligar para um número e falar com o gerente, denominado Renato Lopes. Este, por sua vez, disse que enviaria uma funcionária do banco à sua residência buscar o cartão.

A suposta funcionária chegou ao local e levou o cartão, a senha e a chave de segurança do idoso. A vítima então decidiu ir até a agência bancária, onde descobriu que haviam sido feitos saques e compras com seu cartão.

No mesmo dia, outro idoso, de 70 anos, morador do bairro São Roque, também foi vítima do mesmo tipo de estelionato. Desta vez o autor do golpe disse que era da Cooperativa Sicredi e a vítima foi informada que sua conta havia sido invadida. Com essa justificativa, uma mulher foi ao endereço do idoso para pegar seu cartão e senha.

O idoso também foi à agência bancária, onde foi informado que se tratava de um golpe e que havia sido feito um saque da sua conta no valor de R$ 2.000. A polícia civil investiga os dois casos.

Se 2020 foi marcado pelo salto no número de estelionatos em Bento, em contraponto à maioria dos demais crimes, 2021 dá mostras de que a tendência será de continuidade. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam que os cinco primeiros meses do ano tiveram elevação de 131,6% nos registros de golpes.

Em 2020, foram 231 casos, enquanto que nesse ano já foram registrados 535 golpes. Com esses números, em média, quatro pessoas caem em algum tipo de estelionato por dia, no município.