Hospital Tacchini recebe, hoje, nova remessa de medicamentos do kit intubação

2015-04-10_190211
Cisatracúrio injetável é indicado para ser utilizado durante procedimentos cirúrgicos e na terapia intensiva

A SES e o Exército fazem a entrega, nesta terça-feira (20)

O Governo do Estado recebeu, no último final de semana, lote de medicamentos do kit intubação enviado pelo Ministério da Saúde a partir de doação da Vale S.A. A Secretaria da Saúde (SES) e o Exército fazem a entrega, nesta terça-feira (20). São quase 124 mil medicamentos do kit intubação a 62 hospitais em 47 municípios do Rio Grande do Sul.

Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias. O lote é formado por fentanila (1.910 ampolas), propofol (22.620 ampolas), midazolam (77.850 ampolas) e besilato de cisatracúrio (21.450 ampolas), totalizando 123.830 unidades. A quantidade será suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até seis dias; de midazolam de 45 hospitais para até dois dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até sete dias.

Em Bento Gonçalves, o Hospital Tacchini deve receber 1.200 caixas do medicamento cisatracúrio, totalizando 60 mil ampolas. Besilato de Cisatracúrio injetável é um bloqueador neuromuscular não-despolarizante de duração intermediária, para administração intravenosa. Besilato de Cisatracúrio injetável é indicado para ser utilizado durante procedimentos cirúrgicos e outros procedimentos, e na terapia intensiva.

O rateio é realizado com base em dados de estoque e consumo informados pelos próprios hospitais. A diretora Lisiane Fagundes explica que são utilizadas as informações mais recentes possíveis nos cálculos que definem quanto cada hospital receberá. Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 470 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia.