Nova ferramenta está sendo lançada hoje, terça-feira, 19
O Governo Federal apresenta o lançamento, agendado para esta terça-feira (19), do aplicativo Celular Seguro, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Este aplicativo proporcionará o bloqueio instantâneo de linhas telefônicas e dispositivos móveis em situações de roubo ou furto.
Para usufruir deste serviço, os usuários deverão registrar seus dados em uma plataforma online a ser divulgada pelo governo federal. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou em suas redes sociais: “Em caso de roubo, o sistema pode ser ativado via computador, notificando imediatamente as operadoras telefônicas e os bancos para bloquearem o acesso”.
“Esta é uma medida crucial para mitigar as dores de cabeça e as perdas financeiras decorrentes de situações de furto ou roubo. O aplicativo estará disponível nas lojas virtuais a partir de amanhã”, acrescentou o ministro.
O desenvolvimento desta nova plataforma foi uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em colaboração com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, após o bloqueio, os celulares roubados se tornarão “inúteis como um pedaço de metal”.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um alerta simultâneo à Anatel, aos bancos, às operadoras de telefonia e a outros aplicativos”, anunciou Cappelli.