Região serrana apresenta aumento nas mortes e hospitalizações
Após piora nos indicadores da covid-19, pelo menos três regiões do Rio Grande do Sul receberam avisos do Gabinete de Crise, do Governo do Estado. As regiões são Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Passo Fundo, que foram notificadas na noite de quarta-feira (29), após reunião do Gabinete que coordena o sistema 3As de monitoramento.
A medida ocorre após leve aumento no número de casos e internações provocadas pela covid-19. Caso os números continuem subindo no próximo monitoramento, o governo pode emitir um novo aviso e, caso haja necessidade, um alerta.
Na Serra, redução de novos casos, mas aumento de mortes e hospitalizações. A macrorregião de Caxias do Sul não recebeu aviso do governo. Os números apresentados neste último boletim de monitoramento mostram que houve redução de 7,7% no índice de novos casos, porém, aumento nos óbitos e internações hospitalares provocadas pela covid-19.
No documento, houve aumento de 52,4% nas mortes, em comparação ao levantamento da semana passada e 94,1% nas internações hospitalares. Até o momento, 192.420 pessoas já tiveram diagnóstico confirmado de covid-19 na região. Desse total, 3.290 pessoas não resistiram às complicações da doença. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região está em 55%. Dos 351 leitos existentes, 193 estão recebendo pacientes e 133 seguem livres.
Vacinação
Conforme os números da Secretaria Estadual da Saúde (SES), pelo menos 71,5% da população regional já está imunizada com pelo menos uma dose contra a covid-19. O levantamento mostra que 45,3% da população já está com o esquema vacinal completo. Isso quer dizer que a cada 10 pessoas, quatro estão completamente imunizadas contra a doença.
A Serra segue na 15ª colocação, quando se compara os índices de vacinação das 21 regiões do Estado, ficando a frente apenas das regiões de Guaíba, Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo, Taquara e Bagé.