Governo do RS planeja vacinar todos os adultos até 7 de setembro

2015-04-10_190211
Quando se considera toda a população gaúcha com esquema vacinal completo, estão imunizados 22,9%.

Estado já vacinou mais de 60% da população adulta com a primeira dose

Em uma nova estimativa, o governador Eduardo Leite projetou que o Rio Grande do Sul poderá aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em toda a população adulta até 7 de setembro. A projeção anterior feita pelo Piratini previa imunização desse grupo até 20 de setembro.

A previsão do novo cronograma depende, segundo Leite, da manutenção do repasse dos imunizantes pelo governo federal. Considerando o recorte de pessoas acima de 18 anos, o Estado tinha, na manhã de hoje (21), 66,5% do grupo vacinado com uma dose – conforme painel de monitoramento do governo. Com duas doses, nesse grupo, são 29.1%.

Quando se considera toda a população gaúcha com esquema vacinal completo, estão imunizados 22,9%. Mas, registros oficiais indicam que 539,2 mil gaúchos acima de 40 anos, integrantes de faixas etárias já contempladas pela campanha de vacinação contra a covid-19, ainda não tomaram nenhuma dose de imunizante para se proteger e barrar a circulação do vírus no Rio Grande do Sul.

O governador e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacaram os riscos da chegada da variante Delta ao Rio Grande do Sul – cepa que tem mostrado maior potencial de contágio e foi identificada pela primeira vez na Índia.

Na segunda-feira, o RS confirmou os primeiros dois casos da variante Delta. Os dois homens são moradores de Gramado e não têm histórico de viagem para fora do Estado. Outros quatros casos suspeitos, todos na Região Metropolitana, são investigados.