Google desmonetizará divulgações de negacionismo do clima

2015-04-10_190211

Google Maps e o Google Flights oferecerão informações sobre alternativas com menor emissão de carbono aos usuários

A gigante Google anunciou uma série de iniciativas de sustentabilidade e objetivando limitar a difusão do negacionismo das mudanças climáticas na internet. A empresa comunicou que vai deixar de monetizar, ou seja, incluir anúncios do seu programa voltado a editores, em publicações que disseminem informações falsas sobre as mudanças climáticas em sites e na plataforma de vídeos Youtube.
A empresa de tecnologia reafirma que há um consenso científico sobre a influência humana (antropogênica) nas mudanças do clima em curso no planeta e como os efeitos dos gases do efeito estufam estão impactando a atmosfera planetária. O Google enfatiza, ainda, que continuará a permitir anúncios e monetização sobre outros tópicos relacionados ao clima, incluindo debates públicos sobre políticas climáticas, os impactos variáveis das mudanças climáticas, novas pesquisas e outros temas.
A gigante de tecnologia esclarece que ao adotar tal política consultou fontes confiáveis sobre o tema da ciência do clima, incluindo especialistas que contribuíram para o último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, o IPCC.
O Google Flights também trará opções mais sustentáveis, exibindo as emissões de carbono de várias opções de voo ao usar a ferramenta de busca. Suas métricas são específicas do assento e do voo. Um assento de primeira classe ou da classe executiva, por exemplo, tem uma pegada de carbono maior. A pesquisa de voos rotulará os voos com um emblema verde que têm emissões muito mais baixas do que outros voos na mesma rota.
Ainda na categoria viagens, a pesquisa de hotéis da empresa agora mostra se um hotel tem compromissos de sustentabilidade e se possui certificações ecológicas de organizações independentes. As empresas de hotéis Hilton e Accor já começaram a adotar estas práticas.