Frio marca presença a poucos dias do Natal

2015-04-10_190211

 

Sábado começou com temperatura baixa para o final do ano    

Uma massa de ar mais frio passou a atuar no Rio Grande do Sul ontem depois da passagem da frente fria de escassa atividade que trouxe chuva em poucos lugares. Esta massa de ar frio foi responsável por um dia muito agradável na sexta-feira com rajadas de vento Sul.

As menores mínimas se deram na Serra e nos Campos de Cima da Serra durante a madrugada de hoje com registros de 8,3ºC em Vacaria.

Não se deve pensar em massa de ar frio em dezembro pela mesma lógica do inverno. Se no inverno estes pulsos costumam trazer frio o dia todo, nesta época do ano estas incursões de ar frio trazem dias agradáveis ou menos quentes.

Quando provocam frio, como neste sábado, é apenas à noite e mais em cidades de maior altitude. E mesmo assim sob a dependência de condições de tempo aberto, vento calmo e ar seco, o que favorece um maior resfriamento noturno, condições que estavam presentes no começo deste sábado.

Justamente o mesmo ar seco que proporcionou o frio na madrugada favorece aquecimento durante o dia. Portanto, a tarde terá calor. 

 

Temperatura segue baixa?

Não! A tendência para a madrugada deste domingo é, em geral, de mínimas mais altas do que hoje no Rio Grande do Sul. Na maior parte das cidades gaúchas, o domingo começará com marcas amenas nos termômetros e mais perto da média desta época do ano.