Frio intenso toma conta após a passagem do ciclone

2015-04-10_190211

 

Previsão da MetSul aponta para onda de frio prolongada até a metade da próxima semana, com risco de geadas em várias cidades

Notícia:

O ciclone extratropical que causou mortes e danos em estados do Sul e Sudeste do Brasil durante a última semana está, agora, a cerca de 2.500 quilômetros a Sudeste da costa gaúcha no Atlântico. Modelos de previsão apontam que o centro de baixa pressão deve chegar ao Sul do continente africano na segunda-feira.

Atualmente, a região Sul do Brasil está sob influência de um centro de alta pressão vinculado a uma massa de ar seco e frio. Este fenômeno é o responsável por uma sequência de madrugadas frias que deve durar até a metade da próxima semana. Desta forma, muitas cidades do Sul do país devem presenciar vários dias de temperaturas muito baixas, com geadas ocorrendo em grande número de municípios.

A chegada do ar polar, ainda sob a presença de umidade da circulação ciclônica, gerou chuva congelada em Urubici e neve fraca em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, no final da quinta-feira e madrugada de sexta.

Com a previsão de tempo mais aberto, vento calmo e um perfil de atmosfera mais seco, as madrugadas a partir deste sábado devem ter mínimas ainda mais baixas. Estima-se que a maior parte das cidades gaúchas terá temperaturas abaixo de 5ºC todos os dias até quarta-feira, incluindo a Grande Porto Alegre.

Este sábado será marcado pela influência da massa de ar frio, associada ao centro de alta pressão entre o Sul e o Sudeste do Brasil. O sol deve aparecer em todo o estado do Rio Grande do Sul, porém, espera-se a presença de nuvens na maior parte das localidades. Neblina ou nevoeiro são esperados no início do dia em diferentes pontos, principalmente perto de rios e vales, devido ao intenso resfriamento noturno.

O amanhecer deste sábado foi gelado no Rio Grande do Sul e será um dos mais frios deste ano no território gaúcho.