Frio intenso avança e atingirá áreas das enchentes a partir desta segunda-feira

2015-04-10_190211

Cidades que enfrentam o drama das enchentes terão o sofrimento aumentado nesta semana pela temperatura muito baixa  que inicia nesta segunda-feira.13

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será a primeira incursão de ar frio de maior intensidade deste ano no Sul do Brasil, uma vez que o outono tem sido marcado por temperatura muito acima da média e escassos dias de temperatura baixa.

Normalmente, a chegada do frio seria celebrada por comerciantes e muitos pessoas que estão cansadas de altas temperaturas fora de época no Rio Grande do Sul, mas neste momento o frio intenso previsto apenas aumentará o drama de grande número de pessoas em alojamentos e abrigos temporários.

Por isso, a necessidade e prioridade em doações de cobertores e agasalhos para atender o público numeroso desabrigado, que necessitará de formas de aquecimento.

Não será a única incursão de ar frio vindo, uma vez que a segunda metade do mês terá novos episódios de temperatura baixa e com muita gente ainda fora de casa.

Outra preocupação é com os voluntários e forças públicas ainda participando de resgates nas águas no momento em que os rios voltam a subir. É certo que pessoal voluntário e de emergência sofrerá com hipotermia nas águas, aumentando a necessidade dos chamados cobertores de emergência.

A massa de ar frio será consequência de um ciclone poderoso de 950 hPa no extremo Sul do Atlântico, perto da Antártida, e de um centro de alta pressão igualmente poderoso, com mais de 1.040 hPa, que estará neste começo de semana na costa do Sul do Chile.

A alta pressão infiltrará pela Argentina com o ar frio, alcançando o Brasil. Os mapas a seguir do modelo europeu para as tardes de segunda, terça e quarta mostram a anomalia de temperatura (desvio da média) em 850 hPa (1.500 metros de altitude e não em superfície) em que se pode avaliar como será a evolução da incursão de ar frio e qual será a sua intensidade.