Quase 15% da emissão de gases causadores do efeito estufa estão associados à indústria da carne
Há anos os ativistas ambientais alertam sobre a importância da redução do consumo de carne para a preservação do meio ambiente. Para além do impacto ambientais de pastos, um outro ponto de produção foi apontado como prejudicial à natureza: o frigorífico.
Um relatório realizado fundação alemã Heinrich Böll Stiftung aponta que 4 frigoríficos brasileiros estão entre os 20 mais poluentes do mundo, emitindo altos níveis de gases que agravam o efeito estufa. Cerca de 30% das emissões são de responsabilidade da JBS, que ocupa o primeiro lugar do ranking brasileiro.
Os estabelecimentos nacionais são responsáveis por emitir mais poluentes do que a Alemanha, o Reino Unido e a França juntos, segundo o Atlas da Carne de 2021. Atualmente, 14,5% da emissão desses gases são associados à indústria de produtos com origem animal.
O estudo também aponta que três quartos de toda a terra destinada à agricultura é utilizada para a criação de animais como bois, vacas, aves, porcos, ovelhas e cabras ou para o cultivo da alimentação deles.