Frente fria chega e encerra o calor neste início de ano

2015-04-10_190211

Sistema frontal vai avançar pelo Sul do Brasil na primeira metade da semana com chuva irregular e risco de temporais isolados

Uma frente fria muda o tempo nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul com chuva e chance de temporais isolados, mas a grande expectativa é por precipitações que possam aliviar o atual quadro de estiagem que assola grande parte do território gaúcho e agrava a cada dia as perdas no setor primário.

A imagem do satélite GOES-16 da NOAA/NASA da manhã do primeiro dia do ano mostrava a frente fria trazendo aumento de nebulosidade no Centro da Argentina e no Uruguai.

Na terça, a chuva ainda atinge setores do Norte e do Nordeste gaúcho com tendência gradual de melhora do tempo e o retorno do sol no decorrer do dia para todas as regiões. Com a frente se deslocando para o Norte, Santa Catarina e o Paraná deve ter chuva em muitos locais entre terça e quarta com risco de tempestades localizadas.

VOLUMES DE CHUVA

A frente fria vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas, mas que não será suficiente para aliviar a estiagem. A MetSul antecipa chuva irregular e mal distribuída. Os maiores volumes tendem a se concentrar na Metade Norte, mas mesmo nesta parte do estado em que mais deverá chover os volumes vão variar enormemente e os acumulados em alguns pontos serão baixos.