Fototerapia: auxilia nas dores e cicatrização além de não estressar o animal

2015-04-10_190211

Método com laser é rápido e indolor

Quem já teve um animal que passou por uma cirurgia, sabe como é difícil fazer com que ele não lamba e retire os pontos. O tratamento de fototerapia é um procedimento realizado por meio de um laser, que pode acelerar na cicatrização e também pode aliviar dores, inflamações e outros tipos de lesões, como queimaduras, do seu cão ou gato.

O tratamento, que é realizado com uma espécie de caneta, sem necessidade de raspar o pelo do animal, dura entre 5 a 20 minutos e é indolor. Esse procedimento relaxa a musculatura, diminui edemas, consolida a região óssea e aumenta a produção de colágeno. O tratamento é benéfico por ser não invasivo, é rápido e não estressa o animal.

Este tratamento é muito utilizado em clínicas e não tem contra indicações ou efeitos colaterais, desde que não seja realizado em áreas tumorais.
Em cirurgias de grande porte, úlceras de decúbito, feridas e escoriações, uma das grandes armas que a gente tem é a laserterapia.

A utilização do laser também proporciona efeitos analgésicos. Os cães tratados com laserterapia no pós-operatório apresentaram menor escores de dor do que aqueles que não utilizaram.

Mesmo sendo um procedimento benéfico para a reabilitação do animal, ele deve ser utilizado como um tratamento complementar. Para isso, ros veterinários recomendam a aplicação de 48 a 72h, normalmente por um período de três a seis semanas.