Fluxo de atendimentos aumenta no Hospital Tacchini em razão de problemas respiratórios

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Há temor por parte da direção da entidade chegar a sua capacidade máxima de estrutura 

A procura de pacientes pelo pronto-socorro do Hospital Tacchini, em função de problemas respiratórios, aumentou de 50 atendimentos diários para cerca de 90. A situação acabou influenciando no tempo de espera entre as consultas nos horários de pico, que de acordo com a entidade, são entre 8h e 11h e das 15h às 20h.  Alguns pacientes tiveram que esperar quase uma hora e meia para serem atendidos, situação que preocupa o hospital, que considera que se o quadro tiver agravamento com o aumento de atendimentos, poderá chegar à sua capacidade máxima de estrutura.

O Hospital Tacchini já tomou algumas precauções para evitar o colapso causado pelo aumento no número de pacientes, aumentando suas equipes multiprofissionais e a aplicação de medicações de ação rápida, que não necessitem de tempo de observação. Todavia, a direção da entidade reforça que casos leves gripais não devem ser atendidos no pronto-socorro, uma ala destinada a pacientes doentes com sintomas de febre, tosse, dores pelo corpo, entre outras patologias mais graves.

Atenção no atendimento

Pacientes cujos sintomas são similares aos de uma gripe comum (tosse, mal-estar, coriza, dor de cabeça, diarreia e/ou dores musculares), o sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone. Antes de comparecer ao Pronto Socorro, os pacientes que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, o (54) 3455 4170 / (54) 3455 4172.

Já os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7029. A sensação de “respiração pesada ou difícil”, febre mantida por mais de 48 horas (mesmo usando medicação antitérmica), ou cansaço importante, são sintomas que exigem busca presencial pelos serviços de saúde.