Fiscalização embarga obra com alto índice de desmatamento sem autorização em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Mesmo sem licença operacional, máquinas arrancaram árvores em mais de dois hectares.

Uma área com mais de dois hectares foi desmatada por completa de forma ilegal em Bento Gonçalves, e teve a obra embargada pela prefeitura.

A ação contou com a presença de fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, policiais da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e um representante da Associação Ativista Ecológica de Bento Gonçalves.

Segundo o sargento Vanius Morais de Souza, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, os oficiais receberam uma denúncia de desmatamento irregular em um local próximo à BR-470.

Chegando ao local, foi constatado que não havia licença ambiental ou operacional para que os trabalhos fossem realizados.

“Essa é a primeira vez que vimos uma área tão grande de desmatamento de forma irregular aqui em Bento Gonçalves”, afirma o sargento.

No local seriam construídos 40 pavilhões de mil metros quadrados cada. A área desmatada vai das margens da rodovia até as proximidades com o bairro Verona.

O responsável pela obra é um servidor concursado da Prefeitura de Bento Gonçalves, que informou que era o responsável por passar as orientações para a empresa que estava realizando a obra.

Apesar de estar em horário de serviço, o funcionário estava no local da obra, assumindo toda a responsabilidade dos crimes ambientais ocorridos. Ele foi enquadrado na lei 9605/98 de crimes ambientais e responderá criminalmente pelo ato.