Dia 30 de agosto é o fim do privilégio para quem tinha mais de 1o mil seguidores
Tudo indica que será substituído por um adesivo que encaminhará usuários aos links
O Instagram decretou o fim de uma de suas funções mais usadas: o arrasta para cima. Mas calma, ainda vai ser possível adicionar links nos stories, mas a partir do dia 30 de agosto isso vai passar a ser feito através de figurinhas especiais
A principal mudança visual é que os adesivos podem ser adicionados em vários locais da tela. Parece que vamos ver o fim dos gifs e stickers que indicam o local de arrastar na plataforma.
Vale lembrar que, em junho passado, o Instagram já estava testando este novo adesivo e, ao que parece, ele estará disponível para todos — não mais apenas para quem tiver mais de 10 mil seguidores ou perfis verificados, como era o swipe up.
Muito provavelmente, o novo recurso funcionará exatamente como esperado: ao criar um Story, basta deslizar o dedo para cima para abrir a gaveta de adesivos e selecionar o sticker “Link”. Em seguida, digite (ou cole) a URL desejada e posicione o adesivo onde você quiser no conteúdo; as outras pessoas só precisarão tocar nele para abrir a página em questão.
Fim do “arrasta para cima” no Instagram
Os adesivos com links já estão sendo especulados há algum tempo e nos últimos meses entraram em testes para alguns usuários. Como o recurso possui praticamente a mesma função do “arrasta para cima”, o Instagram optou por manter apenas um após o lançamento oficial dos stickers.
Também havia uma expectativa de que os adesivos fossem ser liberados para um número maior de usuários, já que o “arrasta para cima” só está disponível para contas que sejam verificadas ou que tenham mais de 10 mil seguidores no Instagram. No entanto, a rede social afirmou que a nova função vai estar liberada apenas para quem já usava a antiga.
Alguns criadores de conteúdo da plataforma se depararam com o aviso ao abrirem o aplicativo da rede social nesta segunda-feira (23). O comunicado diz que o “arrasta para cima” vai ser aposentado a partir do dia 30 deste mês e que depois disso vai ser preciso utilizar os stickers, no entanto, pelo menos por hora, parece que os novos adesivos ainda não estão disponíveis.