Fim de semana com riscos de temporais no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Temporais atingiram o Rio Grande do Sul ontem à noite e novamente na tarde de hoje. Possibilidade de temporais segue e domingo é o dia que mais preocupa.

 

A MetSul Meteorologia adverte que o risco de temporais segue no Rio Grande do Sul. Nesta sexta, a possibilidade de temporais isolados permanece em parte do estado, mas a preocupação maior é com o domingo que deve ter um centro de baixa pressão com intensa instabilidade e alta probabilidade de chuva forte e tempestades.

A instabilidade teve início na noite de ontem com o avanço de uma linha de instabilidade na dianteira de uma frente fria que provocou temporais no Oeste e no Sul.

Alegrete, por exemplo, registrou granizo. O pior, contudo, se deu na cidade de Bagé, na Campanha, que sofreu com um forte vendaval. Rajadas de vento perto de 100 km/h atingiram Bagé no começo da noite de quarta, o que causou falta de luz e quedas de postes e árvores.

O vento forte foi registrado em toda a cidade com mais de 40 ocorrências, como obstrução de vias por árvores caídas. A falta de energia também causou problemas no abastecimento de água. Dez casas foram destelhadas.

Na tarde desta quinta, temporal isolado atingiu a cidade de Passo Fundo, que na véspera havia anotado a maior temperatura no mês de abril desde o começo das medições no ano de 1913 com 33,7ºC. Temporal com granizo e forte rajadas de vento causou quedas de árvores e destelhou ao menos duas casas na cidade. O telefone dos bombeiros ficou fora do ar.

Nesta sexta, na faixa central e na Metade Norte do estado assim como em pontos do Leste do estado haverá novas áreas de instabilidade. Pode ter chuva forte localizada com raios e não pode ser descartados temporais isolados, que salientamos serão pontuais caso venham a ocorrer.

Mais ao Sul do estado, não se antecipa risco. Depois de um sábado de sol, os riscos meteorológicos retornam no domingo que será um dia de alto risco de chuva forte e temporais isolados no estado. Centro de baixa pressão trará forte instabilidade com chuva localmente forte a intensa, raios e temporais isolados na maioria das regiões gaúchas, mas locais mais ao Sul do estado são de baixo risco.

A chuva pode ter altos volumes em curto período com alagamentos e pode vir em diferentes pontos com rajadas de vento forte em setores localizados.