Fim da linha: Apple vai bloquear iPhones consertados com peças roubadas

2015-04-10_190211

A Apple anunciou um novo sistema de bloqueio que impede que os iPhones sejam reparados com peças roubadas de outros celulares da marca. A novidade tem como objetivo barrar a alta incidência de smartphones roubados e furtados para serem desmontados e terem as peças utilizadas em consertos. O sistema entrará em vigor no segundo semestre do ano e bloqueará automaticamente a reativação de um iPhone reparado com peças de outro aparelho indicado como perdido ou roubado. De acordo com a Apple, a nova calibração vai oferecer mais privacidade e segurança aos usuários, além de aumentar a durabilidade do produto e diminuir o impacto ambiental.

Na nova calibração, o smartphone passará por um processo de localização, no qual será possível identificar se ele possui peças retiradas de um dispositivo com o Bloqueio de Ativação ou Modo Perdido ativado. Em caso positivo, o processo será interrompido, e o aparelho, restringido. Nesse sentido, a empresa recomenda que os usuários de iPhone ativem a recém-lançada função “Proteção de Dispositivo Roubado” nas configurações do celular. Com ela, além do bloqueio contra roubo de peças, mesmo que alguém tenha a senha de desbloqueio do celular, o sistema exigirá reconhecimento facial para acessar informações sensíveis como senhas salvas, dados na nuvem ou resetar o iPhone.

A Apple afirma que confirmar se uma peça é usada ou não e coletar informações sobre o componente é essencial para a manutenção da privacidade e segurança do usuário. A empresa ainda defende que o cliente deve ter acesso a todos os dados sobre peças e reparos passados, o que vai estar disponível nas opções de configuração do celular. Além disso, os futuros iPhones também vão possuir um suporte para a reutilização de peças usadas como os sensores biométricos do Face ID ou Touch ID. Atualmente são usados apenas componentes novos.

De acordo com o vice-presidente de Engenharia de Hardware da Apple, John Ternus, as novas medidas visam a aumentar o número de opções de reparos para os clientes, bem como alavancar o tempo de vida dos aparelhos e peças. Nos últimos cinco anos, a empresa dobrou o número de centros de serviço com acesso a peças originais, com mais de 10 mil assistências técnicas independentes e a opção de Self Service Repair para os usuários com experiência em tecnologia, disponível em 24 idiomas e 33 regiões ou países.

Com informações de Apple