Fies: Prazo para renegociação será entre 7 de março e 31 de agosto

2015-04-10_190211

Desconto para quem possui dívidas relacionadas ao programa pode chegar a 92%.

Foram regulamentados na quinta-feira, 10, os procedimentos para a renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os estudantes que desejarem quitar as dívidas, poderão fazer começar as negociações a partir de 7 de março, se estendendo até 31 de agosto.

Aproximadamente 1,3 milhão de estudantes poderão participar da revisão dos contratos. Quem possui dívidas com 90 a 360 dias em atraso, poderá ter desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas, além de parcelamento em até 150 vezes.

Alunos que tiverem dívidas acima de 360 dias, o desconto será de 86,5% no saldo devedor, também sem juros e multas.

Se o estudante estiver inscrito no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais), e for beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%, com o valor da dívida podendo ser parcelado em até 10 vezes, com parcela mínima de R$200.

Como renegociar

No Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, o procedimento poderá ser feito de forma digital, por conta de vínculo entre os bancos e os contratos do Fies.

Após a abertura do período de adesões e a confirmação do enquadramento nas regras e simular a negociação, o estudante deve gerar o boleto para quitar a primeira parcela, ou, em caso de um único pagamento, quitar todo o valor do contrato.

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, revelou que, a partir do dia 19 de fevereiro, quem tiver direito à renegociação, receberá uma oferta ativa na tela principal do aplicativo do banco para celular, informando quais as condições para realizar a quitação.