Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil em 2021

2015-04-10_190211

Chevrolet Onix perdeu a hegemonia de sete anos

O mercado automobilístico nacional tem um novo campeão de vendas. Após sete anos de hegemonia do GM Onix na preferência do consumidor nacional, chegou a vez da Fiat Strada se tornar a nova líder de vendas no Brasil. O veículo foi o mais vendido em 2021, com quase 110 mil unidades emplacadas, uma diferença de mais de 30 mil em relação à picape Toro, também da marca italiana. Aliás, a Fiat reinou quase absoluta no ano que passou: do top 10 dos carros mais comercializados do país, quatro pertencem à montadora.

Por outro lado, a briga pelo segundo lugar foi definida nos últimos dias de dezembro, com o Hyundai HB20 e Fiat Argo em uma disputa acirrada. Com uma distância mínima, mas decisiva, o hatch da marca sul-coreana foi, pela primeira vez, o automóvel mais emplacado do País, com um total de 86.455 entregas. Uma vitória memorável para o hatchback feito em Piracicaba (SP), que sempre foi vice do Chevrolet Onix. Dessa forma, o Fiat Argo ficou com o terceiro lugar geral, com 84.644 unidades vendidas.

Entre os SUVs, a história se repete. O Jeep Renegade começou o ano passado atrás de Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Entretanto, as duas marcas foram as mais afetadas pela falta de componentes eletrônicos. Por isso, os SUVs tiveram suas produções paralisadas e perderam fôlego. Então, o modelo da Jeep aproveitou a situação para se isolar entre os SUVs mais vendidos. Assim, conseguiu conquistar o primeiro lugar no segmento e a quarta posição no ranking geral, com 73.913 unidades.

Duro baque na fábrica da GM em Gravataí

Com a falta de chips, a Chevrolet sofreu um forte revés no Brasil. Durante seis meses, a General Motors parou a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Assim, o Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus saíram de produção e começaram a faltar nas lojas. O que, consequentemente, fez com que as vendas despencassem de forma drástica. Contudo, a GM chegou a recuperar algumas vendas com o retorno das operações e, de forma impressionante, o Onix fechou 2021 na quinta colocação geral.

Já a Volkswagen, que também fez longas pausas na produção, não conseguiu recuperar o ritmo. Para se ter uma ideia, o único modelo da marca que aparece no top 10 é o hatch Gol, que sairá de linha em definitivo até o fim deste ano. O popular chegou a desbancar o segundo colocado, Argo, em novembro, mas sem grandes expectativas.