Febre maculosa: saiba se os pets podem ser infectados pelo carrapato e transmitir a doença

2015-04-10_190211

Aconteceu em São Paulo a morte de pelo menos três pessoas por conta da febre maculosa.

A morte de pelo menos três pessoas por conta da febre maculosa, no estado de São Paulo, é um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. Principalmente, depois que as autoridades sanitárias declararam um surto da doença. Uma das grandes dúvidas que ficam sobre esse tema aos tutores é se os pets podem ou não transmitir a enfermidade para os humanos.

 Adriano Pinter, médico veterinário e pesquisador do Instituto Pasteur, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, explica que os cachorros podem pegar a febre maculosa, mas não são agentes transmissores da doença para humanos. No entanto, os cães podem transmitir a doença para os próprios carrapatos. “O único bicho que pode transmitir a doença ao ser humano é o carrapato-estrela”, enfatiza.

“Alguns animais podem ser fonte de infecção para o carrapato, que se, em seguida, picar o ser humano pode transmitir a febre maculosa. Neste caso, os animais que fazem esse papel são a capivara e o cachorro. Sobre o gato não temos informação ainda”, continua.

O veterinário atenta que não são todos os animais que podem pegar a febre maculosa. “Os que não se infectam são os cavalos e os bovinos. Sobre os animais domésticos, só temos informação dos cães, que podem se infectar e desenvolver uma doença branda.”

“O cão tem sintomas, tem febre, fica sem comer alguns dias, mas fica bem. É muito raro os cães evoluírem para um quadro ruim da doença”, detalha Pinter.

É possível evitar que o cão seja infectado?

Pinter conta que existem dois meios de evitar que o cão seja infectado. “O que mais recomendamos é o uso de coleira carrapaticida. Existem outros produtos para administração oral, que são pastilhas, mas, pelo custo/benefício, recomendamos a coleira.”

O médico ainda alerta para que os tutores evitem levar os cães para ambientes, no qual eles possam ser contaminados, como florestas e beiras de rio, onde vivem as capivaras.