Dados positivos do primeiro trimestre deste ano, refletem no faturamento, postos de trabalho e exportações
A indústria moveleira segue na trajetória de recuperação, iniciada a partir do segundo semestre de 2020. O desempenho do primeiro trimestre do ano, divulgados pela Inteligência Comercial do Sindmóveis Bento Gonçalves, reflete um aumento de demanda por mobiliário.
Na região de Bento Gonçalves, principal polo moveleiro do país, o faturamento de janeiro a março de 2021 foi de R$ 710,03 milhões, crescimento nominal de 70% em relação ao mesmo período de 2020. Apesar do elevado crescimento, os dados devem ser analisados com cautela, já que o comparativo faz relação com os primeiros meses da pandemia, em 2020, considerado um dos piores períodos da história para a indústria moveleira.
Empregos
Na região de Bento Gonçalves, entre janeiro e março de 2021, a variação no número de empregos diretos da indústria de móveis é positiva, com crescimento de 3,6% em relação ao fechamento de 2020. O saldo positivo é de 224 empregos, com um total de 6.391 empregos diretos no momento.
Exportações
De acordo com o portal ComexStat, as exportações de móveis da região de Bento Gonçalves foram de US$ 12,6 milhões no primeiro trimestre desse ano, crescimento de 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais destinos foram Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru, Reino Unido, Colômbia, Arábia Saudita, México, Equador e Bolívia.