A equipe Alviverde foi derrotada pelo placar de 30 a 25 em jogo disputado no Estádio da Montanha
O Farrapos mais uma vez adiou o sonho de conquistar o Super 16 de Rugby. Numa partida emocionante disputada no Estádio da Montanha no último sábado, a equipe bento-gonçalvense foi derrotada pela Politécnica-SP pelo placar de 30 a 25. Com a vitória a equipe de São Paulo conquistou dois feitos: quebrou a invencibilidade do Farrapos e conquistou o primeiro título brasileiro da sua história.
O início da partida foi complicado para o Farrapos, que mesmo jogando em casa saiu perdendo no marcador. Protagonizando boas jogadas ofensivas em busca dos primeiros pontos e impedindo progressões da equipe da casa, os paulistas mostraram ofensividade abrindo o placar com Zé. Com o gramado encharcado, as condições foram propícias para um jogo marcado pelo contato, no qual a Poli-SP obteve vantagem em grande parte do confronto. Zé, em tentativa de penal, desperdiçou a oportunidade para ampliar, no entanto, logo depois, após chute cruzado para a ponta, Maranhão ampliou o placar para a Poli-SP.
Em desvantagem no placar, a equipe de Bento descontou aos 22 minutos com penal convertido por Facundo Flores, voltando a respirar na partida. Porém, a Poli-SP voltou a marcar com Zé em penal, mantendo a distância no marcador. Nos minutos finais, após tentativa de try com uma ampla sequência de rucks, defendida pelos paulistas, Facundo Flores diminuiu a vantagem com penal, terminando a etapa inicial com placar de 13 a 6.
No segundo tempo de jogo, Zé desperdiçou mais um penal, porém os paulistas seguiam com o controle da partida dentro de campo, impondo o seu jogo de contato físico intenso. Em jogada de ataque da Poli-SP, Sininho passou por entre a defesa do Farrapos, se aproximando do ingoal. Em seguida, Valentin anotou o segundo try da partida, ampliando a vantagem da Poli-SP. Logo depois, em chute bloqueado no campo de defesa do Farrapos, Sininho recuperou a posse e só parou na linha de ingoal, 27 a 6.
O Farrapos reagiu na partida com try de Angelo Marcucci, após maul formado na lateral do campo, colocando o Farrapos de volta ao jogo. Pouco depois, em chute em diagonal de Duda, Coghetto recebeu passou pela defesa dos paulistas para diminuir a vantagem e deixar o jogo em aberto nos 10 minutos finais. Nos minutos finais, o Farrapos esteve em desvantagem numérica dentro de campo devido à cartão amarelo recebido por Pablo, em lance duvidoso. A Poli-SP aproveitou e aumentou com penal de Zé. O Farrapos voltou a marcar com try de Angelo Marcucci, após mais um maul, porém não foi o suficiente para impedir a derrota.
Pela segunda vez consecutiva, a equipe comandada por Javier Cardozo fica com o vice-campeonato da competição nacional. No ano passado, os bento-gonçalvenses foram superados pelo Jacareí-SP nos últimos minutos, em final realizada em Blumenau. Apesar de não ter conquistado o inédito título, o Farrapos contou com o artilheiro do Super 16, Facundo Flores, destaque da equipe e da competição em 2018.
O Farrapos agora direciona o foco para as próximas competições estaduais com a modalidade de Sevens, com o Campeonato Gaúcho de Rugby Sevens, que acontece em etapa única, em Bento Gonçalves. Além do adulto, as categorias Juvenil e Feminino também dão sequência às suas participações nas competições estaduais na modalidade olímpica do rugby.